Prefeituras de Aparecida e Goiânia e Estado realizam mutirão de limpeza contra a dengue
Está em andamento desde o último sábado (22) a 2ª edição do Mutirão de Limpeza Contra a Dengue, realizado numa parceria entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás. A força-tarefa beneficia dezenas de bairros da região da Vila Brasília, em Aparecida, e Parque Amazônia, em Goiânia.
O mutirão foi lançado logo no início da manhã, na Avenida Rio Verde, pelos prefeitos Leandro Vilela, de Aparecida, e Sandro Mabel, de Goiânia, e pelo assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Euler Morais. Os vice-prefeitos João Campos (Aparecida) e Coronel Cláudia (Goiânia) também participaram do início dos trabalhos, além do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha.
A ação está concentrada nos bairros Vila Brasília, Parque Amazônia e regiões próximas, e nela atuam equipes das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Urbano de Aparecida. O mutirão busca limpar áreas e retirar entulhos e pneus que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“A população é quem ganha e precisa mesmo ganhar com esse projeto. O mutirão traz grandes benefícios para Aparecida e Goiânia, visto que nós temos 26,6 quilômetros de divisa entre as cidades. Mas é uma divisa que não existe, porque nós estamos todos juntos, com o apoio do governador, Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela”, disse o prefeito Vilela.
O prefeito Mabel acrescentou: “Esse mutirão representa justamente isso: que nós estamos e vamos trabalhar muito juntos. Assim, o trabalho rende muito mais, até porque o Estado está aí junto conosco, nos ajudando a superar as dificuldades e trazer resultados; perceba que, nesses 50 dias de gestão, as nossas cidades já mudaram a cara, dá para se notar uma diferença grande”.
No mutirão, os agentes de combate a endemias (ACE’s) e comunitários de saúde (ACS’s) percorrem os bairros Jardim Luz, Jardim Nova Era, Jardim Progresso, Parque Real, Setor dos Afonsos, Vila Brasília, Vila São Tomaz e Vila Sul. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é visitar mais de 17 mil imóveis, orientando os moradores sobre como se prevenir contra a dengue. Os agentes também vistoriam lotes, quintais, vasos de plantas e calhas das residências.
A operação usa maquinários e caminhões da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) para remover entulhos. Para isso, a SDU destacou cerca de 200 servidores, que atuam com maquinário motorizado e manual, como pás mecânicas, Bobycats, caminhões caçamba, roçadeiras, enxadas e foices, além de tratores com roçadeiras. Também é feito o plantio de flores em todo o canteiro central da Avenida São Paulo.
O 1º mutirão conjunto contra a dengue das Prefeituras de Aparecida e de Goiânia e do Governo de Goiás ocorreu em janeiro, na região leste de Aparecida.