Carla Fleury e Umberto Machado são eleitos para a Ouvidoria do MPGO
Em votação por aclamação realizada no início da tarde desta segunda-feira (24/2), o Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) elegeu a procuradora de Justiça Carla Fleury de Souza para o cargo de ouvidora do Ministério Público de Goiás (MPGO) no biênio 2025–2027. Também por aclamação, foi eleito ouvidor substituto o procurador Umberto Machado de Oliveira. A sessão solene de posse dos novos integrantes da Ouvidoria será realizada no dia 27 de março.
Tendo no último ano (2024) ocupado o cargo de ouvidora substituta, Carla Fleury de Souza vai suceder a procuradora Orlandina Brito Pereira à frente do Ouvidoria do MPGO. Ao agradecer a aclamação recebida, Carla Fleury fez questão de reconhecer o trabalho de excelência realizado pela atual ouvidora, pontuando ser uma atuação reconhecida em âmbito nacional. Sobre a eleição, a procuradora disse se sentir “feliz, honrada e grata” pela confiança nela depositada e também no colega Umberto Machado.
Salientou ainda se sentir preparada para o desafio de conduzir a Ouvidoria, de relação tão próxima com a sociedade, a partir da experiência adquirida em 19 anos em uma Promotoria de Justiça do interior (a maior parte em Inhumas), onde sempre teve contato diário com a população. Na avaliação de Carla Fleury, esse foi quase como um “período do estágio”, de aprendizado para a tarefa como ouvidora.
Umberto Machado de Oliveira também reforçou os agradecimentos à acolhida do Colégio de Procuradores à candidatura em conjunto para os cargos de ouvidora e ouvidor substituto, salientando que essa opção já é um indicativo de um trabalho a ser feito em “total e perfeita harmonia”. Sublinhou ainda a disposição em colaborar com a gestão da Ouvidoria sempre que for necessário, para o bom andamento dos trabalhos da unidade.
Nova ouvidora e ouvidor substituto ingressaram no MPGO em 1992
Natural de Goiânia, Carla Fleury de Souza ingressou no MPGO em maio de 1992. Passou pelas comarcas de Mozarlândia, Uruana, Itapuranga e Inhumas, onde ficou por 18 anos. Chegou a Goiânia em 2011, assumindo a 91ª Promotoria da capital. Foi promovida a procuradora em outubro de 2022. Integra atualmente a composição do Órgão Especial do CPJ.
O ano de 1992 também foi o de ingresso de Umberto Machado de Oliveira no MPGO. O procurador, nascido na capital goiana, passou, como promotor, pelas comarcas de Fazenda Nova, Edeia, Acreúna, Nerópolis, Posse, Rubiataba, até chegar a Goiânia em 1993, onde assumiu a 50ª Promotoria e, posteriormente, a 61ª Promotoria.
Foi promovido a procurador em novembro de 2024. Ao longo desses anos, também ocupou funções administrativas na instituição, a exemplo da Chefia de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (1998 a 2002), a coordenadoria do então Núcleo de Defesa do Cidadão (1993) e o cargo de coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público (2011 a 2012).
Atribuições da Ouvidoria
Criada pela Lei Estadual nº 16.184/2007, a Ouvidoria do MP tem por objetivo, conforme especificado na própria norma, contribuir para o aperfeiçoamento e a melhoria contínua dos padrões e mecanismos de transparência, presteza, eficiência e segurança das atividades desenvolvidas pela instituição, por meio de seus órgãos, membros e serviços auxiliares, além do fortalecimento da cidadania, com a criação de canais permanentes de comunicação e interlocução com a sociedade. (Texto: Ana Cristina Arruda – Fotos: Fernando Leite/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)