Trindade aplica avaliação diagnóstica para alunos do 5º e 9º ano

Publicado em 26.02.2025 às 13:06

Alunos de 73 turmas do 5º ano e quatro turmas do 9º ano da rede municipal de ensino de Trindade realizaram, nesta terça-feira (25/02), a primeira avaliação diagnóstica do ano letivo. O objetivo é mapear as habilidades consolidadas pelos estudantes e as que ainda precisam ser desenvolvidas, permitindo que a Secretaria Municipal de Educação ajuste as estratégias de ensino e garanta um melhor aprendizado para todos.

A professora Mariana Archanjo, coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, explicou a importância da avaliação. “Realizar o mapeamento das habilidades que já foram consolidadas e as que ainda não foram consolidadas nos permite desenvolver ações para sanar as dificuldades e contemplar o currículo, preparando os alunos para as avaliações externas.”

A avaliação diagnóstica abrangeu 1.850 alunos do 5º ano e 135 alunos do 9º ano, e os resultados serão utilizados para traçar um panorama da situação de cada unidade escolar da rede municipal de ensino. Com base nesses dados, a Secretaria de Educação poderá direcionar os investimentos e as ações pedagógicas de forma mais eficiente, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.

“Queremos que nossos alunos estejam preparados para as avaliações externas, como a do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e a do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) Alfa”, afirmou a professora Mariana Archanjo. “Mas, mais do que isso, queremos que eles desenvolvam todas as habilidades necessárias para ter sucesso em sua trajetória escolar e em suas vidas.”