Premiê do Japão declara estado de emergência para Tóquio e 6 províncias
O primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, declarou estado de emergência para Tóquio e seis outras províncias, na terça-feira, em uma tentativa de combater a pandemia de coronavírus.
A medida foi tomada após Tóquio e outras cidades japonesas de grande porte terem registrado um rápido aumento na disseminação do vírus e no número de casos com rotas de infecção não rastreáveis. A situação fez com que aumentassem os temores de que o sistema de saúde do país pudesse entrar em colapso.
Com base em uma lei recém-promulgada, a declaração abrange as seguintes províncias: Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka. O estado de emergência terá um mês de duração.
O governo ouviu opiniões de um painel consultivo de especialistas antes de emitir a declaração.
Abe também respondeu a perguntas a respeito da declaração de estado de emergência feitas por membros das Câmaras Alta e Baixa do Parlamento.
Na segunda-feira, o premiê afirmou que a declaração tem por objetivo angariar apoio popular e manter o sistema de saúde totalmente funcional. Ele disse ainda que não haverá imposição de confinamento, como tem acontecido em algumas cidades do exterior.
O governo também revisou suas diretrizes básicas pra lidar com a pandemia. Isso ocorreu já que Abe Shinzo declarou estado de emergência.(NHK, emissora pública do Japão)