Liderança nacional: Bruno Peixoto toma posse na presidência do Colegiado das Assembleias Legislativas

Publicado em 18.03.2025 às 14:08

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), participou, na manhã desta segunda-feira, 17, da 2ª reunião da diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada na Casa de Epitácio Pessoa, sede da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB).

Na ocasião, Bruno Peixoto tomou posse como presidente do Colegiado das Assembleias Legislativas, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (UB), que assumiu a vice-presidência, e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite (MDB), que ficou à frente da Secretaria-Geral.

A solenidade contou ainda com a presença de parlamentares goianos como Talles Barreto (UB), Cairo Salim (PSD), Karlos Cabral (PSB), Jamil Calife (PP) e Lucas do Vale (MDB), além da presença de presidentes de diversas assembleias legislativas do país e outras autoridades.

Em seu discurso de posse como presidente do Colegiado das Assembleias Legislativas, Bruno Peixoto abordou temas essenciais para o fortalecimento do legislativo estadual. Entre os pontos levantados, ele destacou a importância das emendas impositivas e das diferenças regionais no Brasil.

Peixoto enfatizou a necessidade de debater as emendas impositivas de forma unificada, com o objetivo de garantir maior transparência e eficiência no uso dos recursos públicos.

O presidente também ressaltou a diversidade cultural e as diferentes realidades do país, destacando que as legislações precisam ser adaptadas às especificidades de cada região.

“Uma legislação que funciona em uma parte do país nem sempre será adequada para outra”, afirmou.

Além disso, Bruno reforçou a importância da Assembleia Legislativa e da união entre os parlamentares para mostrar à população o impacto positivo que o legislativo pode ter em suas vidas.

O deputado também fez um reconhecimento ao governador Ronaldo Caiado, parabenizando-o pela gestão do duodécimo em Goiás. “Enquanto em alguns estados o repasse não é feito de forma integral, em Goiás o governador Caiado tem cumprido com seu compromisso, garantindo o repasse correto e dentro do prazo”, afirmou.

Escolha unânime e representatividade nacional

A eleição ocorreu durante a 27ª Conferência Nacional da Unale, realizada no Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 2024. A escolha de Peixoto para o cargo foi unânime, com o aval dos presidentes de 23 assembleias estaduais, que se reuniram para definir a nova liderança do colegiado.

Além de Peixoto, o deputado goiano Coronel Adailton (Solidariedade) também passou a integrar a diretoria da Unale em 2025, assumindo o cargo de secretário representante do Estado de Goiás.

Pautas e diretrizes da reunião

A reunião foi aberta pelo anfitrião, deputado Adriano Galdino (REP), presidente da ALPB, e conduzida pela deputada Juscelia Oliveira, a Tia Ju (REP), do Rio de Janeiro, presidente da Unale para a gestão 2025-2026.

Durante o encontro, a nova presidência iniciou a indicação dos parlamentares para as comissões temáticas da entidade e discutiu pautas estratégicas, como a atualização do regulamento da Unale, visando modernizar e fortalecer as ações da instituição.

Sobre a Unale

Atualmente, a Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) como representante oficial dos 1.059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Neste sentido, a entidade tem a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.