• Buriti Sereno recebeu mais uma etapa da Operação de Combate à Dengue neste sábado, 22

    Publicado em 24.03.2025 às 15:05

    A Operação de Combate à Dengue segue avançando nos bairros mais afetados de Aparecida de Goiânia. Neste sábado (22), as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) e da Saúde retornaram ao Setor Buriti Sereno para mais uma etapa da força-tarefa para eliminar focos do mosquito.

    Coordenada pelas secretarias de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Urbano (SDU), a mobilização conta com ações integradas que incluem roçagem de lotes públicos e privados, recolhimento de entulho, limpeza de áreas comuns e visitas domiciliares com agentes de endemias, que orientam a população sobre os riscos da água parada.

    Com o apoio de 22 máquinas — entre tratores, caminhões e pás mecânicas —, os trabalhos se concentram na remoção de mato alto, entulhos e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por sua grande extensão e número elevado de lotes vagos, o Buriti Sereno receberá ações semanalmente aos sábados, abrangendo as quatro etapas do setor.

    Além do Buriti Sereno, durante a semana as equipes também estiveram nos bairros Independência, Rosa dos Ventos, Madre Germana e Cidade Vera Cruz. No Setor Rosa dos Ventos, a operação foi iniciada no último dia 12 e será estendida aos 10 bairros com maior incidência de dengue, como Jardim Nova Olinda, Retiro do Bosque e Cidade Livre. A previsão é de 60 dias de ação intensiva, alcançando mais de 51 mil imóveis em Aparecida.

    No lançamento da operação, o prefeito Leandro Vilela reforçou o compromisso da gestão com a saúde pública e destacou que o combate à dengue exige a participação de todos.
    “Estamos fazendo a nossa parte desde o início do ano, mobilizando equipes, equipamentos e recursos. Mas essa é uma luta coletiva: cada morador precisa cuidar do seu quintal, eliminar criadouros e evitar o descarte irregular de lixo e entulho”, pontuou o prefeito.

    A cidade já contabiliza mais de 3 mil casos confirmados de dengue em 2025, segundo a SMS. Até o momento, não há registros de óbitos. Mesmo com a aproximação do fim do período chuvoso, a SMS alerta para o risco de aumento nos casos e reforçam a importância das ações preventivas.

    Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, a mobilização continuará nas próximas semanas e será ampliada para outras regiões da cidade.
    “A nossa missão é garantir um ambiente mais limpo e seguro para todos os moradores de Aparecida. Estamos atentos, vigilantes e atuando com firmeza”, sublinhou.

    Além da operação emergencial, a Prefeitura mantém programas permanentes como o Aparecida Limpa e conta com parcerias com o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia para ações conjuntas em bairros próximos à capital.

    Manutenção – Paralelamente, a SDU também executou neste sábado, 22, serviços de limpeza e roçagem no Cemitério Municipal Jardim da Esperança, localizado no Setor Buenos Aires. A ação visa manter o espaço preservado, livre de criadouros e adequado para visitação da população.