• Prefeito Sandro Mabel participa do aniversário de 72 anos do Jardim Guanabara

    Publicado em 31.03.2025 às 16:05

    O prefeito Sandro Mabel participou, na noite deste sábado (29/3), das comemorações do aniversário de 72 anos do Jardim Guanabara. O bairro, que conta com cerca de 28 mil moradores, foi fundado em 1953 e, além de ter um comércio pujante, se tornou um grande pólo moveleiro da cidade. 

    Os moradores curtiram o aniversário do bairro ao som de música eletrônica e sertaneja. O prefeito Sandro Mabel foi o responsável por puxar os parabéns para o bairro, ao lado do vereador Sangento Novandir. “É uma alegria estar junto com vocês. Que a gente possa sempre estar cuidando da nossa cidade e do nosso Jardim Guanabara”, afirmou. 

    Ações

    Como parte da comemoração, ruas do Jardim Guanabara foram contempladas com o Programa Brilha Goiânia, que prevê a troca de lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED. A ação teve início na Avenida Vera Cruz, a principal do setor, aproveitando o menor movimento de carros no fim de semana. Ao todo, serão mais de 2 mil pontos a serem trocados no Jardim Guanabara 1,2,3 e 4 e no Residencial Vale dos Sonhos. 

    Além de proporcionar uma iluminação mais eficiente e moderna, a substituição das lâmpadas reduzirá em até 65% o consumo de energia e uma economia anual superior a R$ 40 milhões para a Prefeitura de Goiânia. Nos primeiros dez dias de programa, o Brilha Goiânia realizou a troca de lâmpadas na Região Central e está com frentes de serviço na Região Noroeste. 

    Manutenção urbana

    Além disso, várias ruas do bairro ganharam reforços em atividades rotineiras de manutenção urbana, como variação, rastelação, catação, capinação, poda de árvores e de mato alto. Ao todo, 150 servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg)  participaram dos trabalhos, sendo que alguns pontos do setor receberam ações de paisagismo com plantio de mudas e podas programadas. 

    O bairro ainda foi beneficiado com uma ação conjunta entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) para revitalizar uma área do setor que sofria com o descarte irregular de resíduos. Após ser limpo, o espaço foi contemplado com o plantio de 120 mudas feito por estudantes da rede municipal. 

    A moradora Eva Teixeira conta que o local parecia um lixão e que a ação levou uma verdadeira transformação para o espaço. “Aqui tinha de tudo: entulho, animais mortos e um mau cheiro insuportável. Agora teremos um espaço agradável, com sombra para as crianças e meus netos. Para mim, foi uma alegria ver essa mudança acontecendo”, celebrou. 

    Ícaro de Souza, do 6º ano da Escola Municipal Professora Marilia Carneiro Azevedo Dias, conta o orgulho de participar da ação de reflorestamento e por proporcionar mais qualidade de vida para a comunidade.  “Plantei um chichá e um cajá-manga. As árvores melhoram a vida das pessoas, o meio ambiente e o mundo”, disse.