“A mãe que ama seu filho tem que vaciná-lo”, afirma prefeito Mabel no Dia D contra a gripe
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, deu início neste sábado (10/5) ao Dia D da campanha nacional de vacinação contra a Influenza. A solenidade foi realizada na Praça Joaquim Lúcio, no setor Campinas, juntamente com o lançamento do 40º Mutirão da Prefeitura.
“A mãe que ama seu filho tem que vaciná-lo”, declarou Mabel, destacando a vacinação como um ato de cuidado e prevenção. Ele reforçou que a imunização é necessária não apenas para crianças, mas também para adultos. “Precisamos manter a caderneta atualizada e proteger nossa gente”, afirmou.
Atualmente, Goiânia registra apenas 16,28% de cobertura vacinal entre os grupos prioritários, enquanto a meta do Ministério da Saúde é de 90%.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, para ampliar a cobertura vacinal, a prefeitura disponibilizou 47 pontos de vacinação, das 8h às 17h. “Atualmente, salas de vacinação que estavam fechadas estão sendo reabertas, profissionais foram contratados, o Estado ofereceu apoio e o Ministério da Saúde também. O objetivo é evitar uma emergência em saúde neste momento de calamidade. Por isso, pedimos o esforço de todos: levem seus familiares para vacinar e colaborem com a saúde da população como um todo”, destacou o secretário.
A subsecretária de Vigilância em Saúde do Estado, Flúvia Amorim, ressaltou o caráter preventivo da campanha. “É o dia da proteção à vida, de evitar que as unidades de saúde fiquem lotadas. Precisamos vacinar o maior número possível de pessoas, especialmente os grupos com maior risco de agravamento”, pontuou.
O secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, destacou que o Dia D acontece simultaneamente em todo o país, com a meta de vacinar mais de 80 milhões de brasileiros. Em Goiás, foram distribuídas mais de 1,7 milhão de doses, com expectativa de atender 2,8 milhões de pessoas dos grupos prioritários.
Nilton também enfatizou a recuperação da cobertura vacinal no Brasil. “Antes de 2022, o país estava entre os 20 que menos vacinavam no mundo. Desde 2023, estamos recuperando os índices e pretendemos alcançar 90% em todas as vacinas até o fim de 2025″, disse.
Durante o evento, o prefeito Mabel também destacou a atenção da prefeitura à população em situação de rua. Segundo ele, a escolha da Praça Joaquim Lúcio teve como objetivo facilitar o acesso desse público à vacinação. “Queremos tirar essas pessoas das ruas, dar abrigo, tratamento, dignidade, e isso também passa pela vacinação”, afirmou.
Mutirão
O 40° Mutirão da Prefeitura contempla a Região Central F, que inclui bairros como Campinas, Setor Coimbra e Setor dos Funcionários. Equipes da administração municipal realizam serviços de zeladoria e manutenção na região.
Além do reforço na limpeza urbana, praças históricas da cidade recebem atenção especial, como é o caso da Praça Joaquim Lúcio, que está passando por envernização de bancos, substituição e pintura de lixeiras e revitalização completa do coreto – símbolo do bairro. Também estão sendo restaurados brinquedos e bancos de madeira.
Na Praça da Matriz, os trabalhos incluem poda de árvores, roçagem e limpeza geral nas áreas verdes.
A região também recebe ações de infraestrutura e sinalização viária.
Atendimento à população
Os atendimentos à população estão sendo realizados no Centro Cultural & Social Oasis (em frente à sede da Assembleia de Deus – Ministério Fama), na Rua Florianópolis, Vila Paraíso.
No local, moradores têm acesso a consultas oftalmológicas e com clínico geral, vacinação, testes de glicemia, aferição de pressão, distribuição de mudas, vacinação antirrábica para cães e gatos, além de cadastramento no CadÚnico e outros serviços da administração municipal.