Coro Sinfônico Jovem de Goiás abre temporada 2025 com apresentação da “Ópera Gala”

Publicado em 12.05.2025 às 14:04

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás (CSJG) dá início à temporada 2025 com a segunda edição do concerto “Ópera Gala”, na próxima quarta-feira (14/5), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia. Com entrada gratuita e sem necessidade de retirada antecipada de ingressos, o espetáculo traz ao palco obras icônicas do repertório mundial de ópera, assinadas por nomes como Wolfgang Amadeus Mozart, Georg Friedrich Händel e Giuseppe Verdi.

Para esta noite especial, o grupo recebe a renomada pianista Michella Adorno, que acompanhará as apresentações das árias — trechos solistas mais expressivos das óperas — selecionadas para o concerto. O programa foi elaborado para proporcionar ao público uma experiência musical diversificada, atravessando estilos que vão do barroco ao romantismo.

De acordo com o maestro Weber Assis, regente do CSJG, a escolha por apresentar árias, e não óperas completas, busca democratizar o acesso ao gênero. “A ária é o momento em que a personagem expressa seus sentimentos diretamente ao público. É uma forma intensa de conexão e uma oportunidade para que os estudantes do coro desenvolvam suas habilidades cênicas e vocais, ao mesmo tempo em que aproximamos a ópera de novos públicos”, destaca.

Sobre o Coro
Formado por 53 estudantes dos Núcleos de Altas Habilidades em Música da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o Coro Sinfônico Jovem de Goiás foi criado em junho de 2014 e, ao longo da última década, consolidou-se como referência no cenário da música erudita. Com um repertório que transita entre a música de concerto e a música de câmara, o grupo se destaca pela versatilidade e pela qualidade artística.

O CSJG tem atraído atenção em nível nacional e internacional, tanto pelo repertório diversificado quanto pelo papel fundamental que exerce na formação musical de jovens talentos goianos, contribuindo para a difusão da cultura em Goiás e no Brasil.

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), do Governo de Goiás, e desde 2021 é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).