• OAB-GO sedia, pela primeira vez em 94 anos de história, sessão do Conselho Federal

    Publicado em 26.05.2025 às 19:03

    Pela primeira vez em seus 94 anos de história, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) sediou uma sessão do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB. Reconhecida nacionalmente por sua atuação técnica, combativa e articulada, a Seccional foi escolhida como a primeira do país a receber uma sessão plenária da nova gestão do CFOAB fora de Brasília. O encontro, que reuniu conselheiros federais de todos os estados e a diretoria nacional da Ordem, foi realizado nesta segunda-feira (26 de maio), em Goiânia.

    A realização da sessão fora da sede do Conselho Federal, em Brasília, integra o esforço da atual gestão em fortalecer a presença institucional da OAB junto às Seccionais, aproximando ainda mais a advocacia das decisões nacionais. A escolha de Goiás para sediar o encontro seguiu critérios técnicos e estratégicos, que consideraram a estrutura da Seccional, sua representatividade e a atuação dos conselheiros federais goianos no cenário nacional.

    Na pauta da sessão constaram 24 itens, entre proposições e recursos. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, que esteve acompanhado do vice-presidente Felipe Sarmento, da secretária-geral Rose Morais, e da secretária-geral adjunta Christina Cordeiro. Também participaram da sessão demais representantes do sistema nacional da OAB e presidentes de seccionais de todo o Brasil.

    Reconhecimento

    Para o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, a escolha por Goiás mostra o reconhecimento ao trabalho sério, transparente e comprometido que a gestão tem desenvolvido, sempre com foco na valorização da advocacia. “Receber o colegiado máximo da advocacia brasileira em nossa casa, além de histórico, é  uma grande honra e também uma grande responsabilidade”, afirmou.

    A diretoria da OAB-GO e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) também acompanhou a sessão. Estiveram presentes: o vice-presidente da OAB-GO, Thales José Jayme; a secretária-geral, Talita Hayasaki; a diretora-tesoureira, Thaís Sena de Castro; o diretor-tesoureiro da Casag, David Soares; o presidente da Casag, Eduardo Cardoso Jr.; a vice-presidente, Larissa Reis Junqueira Bareato; a secretária-geral e diretora de Comunicação, Chrissia Bandim; o secretário-geral adjunto, Ivan Trindade; e o presidente da ESA, Rodrigo Lustosa. Além dos membros das diretorias, também compareceram a ouvidora-geral da OAB-GO, Layla Milena Gomes e a presidente do TED, Ludmila Torres.

    Os trabalhos do CFOAB seguem em Goiânia até terça-feira, 27 de maio, com a realização das sessões das Câmaras de Julgamento.

    Homenagens

    Durante a sessão, representantes do poder Legislativo estadual e municipal prestaram três homenagens a lideranças da advocacia goiana e nacional. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do deputado estadual Virmondes Cruvinel, concedeu o título de cidadão goiano ao presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, ao vice-presidente, Felipe Sarmento, e à conselheira federal por Goiás, Ariana Garcia. Já a Câmara Municipal de Goiânia, por proposta do vereador Willian Veloso, homenageou Simonetti e Sarmento com o título de cidadão goianiense.

    As homenagens foram acompanhadas de discursos que destacaram a relevância da advocacia para o Estado Democrático de Direito e reconheceram a atuação dos homenageados em prol da classe. A atuação técnica, o compromisso institucional e a liderança exercida por eles em âmbito estadual e nacional foram apontados como determinantes para o fortalecimento da OAB e para a defesa das prerrogativas da advocacia em Goiás.

    Histórico

    A presença do CFOAB em Goiás nos últimos anos reforça o protagonismo da advocacia goiana no cenário nacional. Esta foi a primeira sessão ordinária do Conselho Federal realizada em Goiás em 94 anos de existência da OAB-GO, e marca o oitavo evento do CFOAB no estado na última década — seis deles durante a gestão de Rafael Lara, que assumiu a presidência da OAB-GO em 2022.

    Em abril de 2017, Goiânia recebeu a Caravana das Prerrogativas, iniciativa itinerante de defesa das garantias profissionais da advocacia. Em 2019, a capital sediou o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais, evento que retornou ao estado em 2022, desta vez na cidade de Pirenópolis.

    Já em maio de 2023, Goiânia foi palco dos Jogos da Advocacia Nacional, organizados pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (CONCAD) e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). Em 2024, o CFOAB lançou, na sede da OAB-GO, o Plano de Valorização dos Membros dos Tribunais de Ética e Disciplina, durante o 17º Encontro de Presidentes de TEDs e o 12º Encontro de Corregedores Seccionais.

    Pouco tempo depois, foi promovido o 1º Simpósio Nacional sobre Processo Ético-Disciplinar. Ainda em julho de 2024, o CFOAB apresentou em primeira mão à advocacia goiana o Perfil Demográfico da Advocacia Brasileira, o maior estudo já realizado sobre a classe no país.

    Exposição

    Durante o evento, os participantes também puderam prestigiar a exposição “Através dos olhos dela”, da artista Ionara Novais, instalada no Salão Nobre da OAB-GO.