• Daniel Vilela: “Nossa infraestrutura vai alavancar o desenvolvimento econômico“

    Publicado em 10.07.2025 às 10:00

    A inauguração do Contorno Viário Oeste da GO-330, em Pires do Rio,  consolida o avanço do Governo de Goiás na execução de obras estruturantes. O projeto, viabilizado por meio de parceria entre a gestão estadual e o grupo Friato (Nutriza Agroindustrial), é apontado pelo vice-governador Daniel Vilela como um marco do novo modelo de desenvolvimento baseado em parcerias público-privadas (PPPs), com potencial de ser replicado em outras regiões do Brasil.

    “O que estamos entregando aqui hoje vai bem além do contorno viário. É um símbolo da capacidade de Goiás em construir soluções inteligentes, eficientes e sustentáveis para o desenvolvimento regional e nacional”, afirmou o vice-governador na cerimônia de entrega da obra, realizada nesta quarta-feira (09/07). “Essa é uma região estratégica que alcança um dos maiores índices de produtividade da agricultura goiana e brasileira, além da pecuária forte. Nossa infraestrutura vai alavancar o desenvolvimento econômico”, completou.

    Com investimento superior a R$ 75 milhões, o novo trecho liga diretamente as rodovias GOs 020, 139 e 330, criando um corredor logístico eficiente e desafogando o tráfego pesado dentro do perímetro urbano de Pires do Rio. A obra beneficia cerca de 300 mil moradores de cidades estratégicas como Ipameri, Catalão, Campo Alegre de Goiás, Orizona e Caldas Novas, além de fortalecer o escoamento da produção agropecuária da região, uma das mais produtivas do país.

    Durante a solenidade de entrega, o vice-governador Daniel Vilela destacou o caráter transformador da iniciativa. Daniel também defendeu a adoção das parcerias público-privadas como alternativa eficaz para acelerar obras de infraestrutura, sem sobrecarregar os cofres públicos. “Seremos referência para que a união prevaleça ao trabalhar e levar o melhor para as pessoas”, concluiu citando que a prosperidade econômica que Goiás alcança vai inspirar os gestores de outras regiões.

    O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, reforçou a importância da transparência e do controle institucional no processo. “É a primeira obra executada via PPP com acompanhamento técnico rigoroso e auditoria permanente do Tribunal de Contas do Estado. Um modelo consagrado que agora ganha corpo e legitimidade”, disse. Segundo ele, o estado conta hoje com 82 frentes de obras em andamento, dentro de um esforço coordenado para modernizar a malha viária e expandir a infraestrutura estratégica de Goiás.