IA da OAB-GO reduz tempo de análise para abertura de sociedades
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) lançou, na quarta-feira (16), a ferramenta Inteligência de Suporte à Advocacia (ISA), que reduz o tempo de análise para abertura de sociedades. Segundo a OAB-GO, a consulta prévia no Portal do Empreendedor Goiano/RedeSim cai de até 24 horas para cerca de 17 segundos. Desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Seccional, a tecnologia permite que advogados submetam documentos diretamente à plataforma para que ela faça a triagem. O sistema ainda é capaz de verificar inconsistências.
Ao Rota Jurídica, a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, reforçou, contudo, que o controle final segue por setores internos, apesar do aprimoramento na triagem do começo. “A inteligência artificial não substitui a análise humana definitiva, mas antecipa possíveis erros e agiliza a conferência, otimizando o trabalho dos setores internos e oferecendo mais celeridade à advocacia.”
Já o presidente da Comissão de Sociedade da OAB-GO, Daniel Augusto Netto, revela que o “projeto nasceu da necessidade de simplificar e acelerar o procedimento de registros, um dos serviços mais demandados pela advocacia. A partir disso, foi desenvolvida uma solução robusta, prática e que representa um avanço real para a categoria”. Ainda segundo ele, o “próximo objetivo é ampliar essa tecnologia para os pedidos de alteração das sociedades já existentes e, a partir daí, seguir avançando continuamente”.
A ISA, inclusive, já é utilizada pela Ordem em Goiás. Ela serve para peticionamentos internos por meio da plataforma de requerimentos online, explica o gerente de Tecnologia da Informação da OAB-GO, Leonardo Peixoto.