Direitos e proteção das mulheres em debate na 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Aparecida

Publicado em 28.07.2025 às 20:06

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, realizou nesta segunda-feira, 28 de julho, a 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento, realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada e movimentos sociais para debater avanços e desafios nas políticas públicas voltadas às mulheres.

A conferência teve como foco principal três compromissos coletivos: ampliar a democracia com a participação ativa das mulheres nos espaços de decisão, enfrentar as desigualdades estruturais que afetam as mulheres em diferentes contextos sociais e garantir que as conquistas sejam duradouras, acessíveis e efetivas para todas. Além do foco principal, a conferência deste ano adotou ainda o subtema “Raízes de igualdade, frutos de justiça: o protagonismo das mulheres goianas pela democracia”, em sintonia com o Governo de Goiás. As propostas debatidas nesta segunda serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Carolina Araújo, ressaltou a importância da conferência como espaço de escuta e construção coletiva. “Hoje discutimos três eixos centrais que vão orientar propostas concretas para melhorar a vida das mulheres em todas as esferas, municipal, estadual e federal. É um momento de diálogo entre poder público e sociedade civil, para que, juntas, possamos desenhar políticas que fortaleçam os direitos das mulheres, ampliem sua participação e garantam espaços que elas já ocupam e ainda precisam ocupar”, destacou.

Ela também apresentou as políticas públicas já implantadas pela gestão do prefeito Leandro Vilela. “Temos uma rede de proteção estruturada e em expansão. Estão em andamento cursos de qualificação promovidos pela Secretaria das Mulheres, além do apoio à empregabilidade via Secretaria do Trabalho. Contamos com o atendimento à mulher nos CRAS, políticas como o Mães de Goiás e o Aluguel Social, e quase 2 mil cartões já entregues do programa Goiás por Elas. A cidade também se prepara para a inauguração da DEAM 24 horas e atua com a Patrulha Maria da Penha da PM e da GCM. Tudo isso articulado com o Ministério Público, Judiciário, secretarias municipais e parceiros como o Sebrae, para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade e fortalecer o empreendedorismo feminino”, completou.

Presente na abertura, a vereadora Camila Rosa reforçou a importância do evento. “Esta conferência discute direitos e políticas públicas fundamentais para as mulheres. As propostas debatidas aqui seguirão para as etapas estadual e federal e comporão um caderno de direitos que precisa chegar até a ponta, onde muitas vezes há esquecimento e invisibilidade. Gosto sempre de lembrar como os movimentos sociais fazem a diferença – como o grupo das meninas da endometriose, por exemplo, que trouxe à tona uma pauta antes silenciada. Graças a essa mobilização, conseguimos articular ações com a Secretaria de Saúde do município e do Estado. Por isso, eventos como este são essenciais para que possamos discutir o que ainda não chegou, mas pode – e deve – alcançar todas as mulheres da sociedade”, afirmou.

Compuseram a mesa diretiva da conferência a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Carol Araújo, e a secretária executiva da pasta, Marlete Silva; a promotora de Justiça e palestrante magna do evento, dra. Valéria Cristina de Paula Magalhães; a promotora dra. Cláudia Maria Rojas de carvalho; o tenente Frederico, representando a Polícia Militar e o Governo do Estado de Goiás; Rutiléia de Sá Arruda Lisboa, presidente do Conselho Municipal de Mulheres; Delzeira Menezes, representante do Coren; dra. Natany Regina Barbosa Soares, da OAB; e Joãozinho Igualdade, representante do Fórum de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.

A empreendedora Maria Lúcia Ferreira destacou a importância da conferência como um espaço de aprendizado e fortalecimento da luta por direitos. “A conferência é fundamental para que a gente conheça melhor nossos direitos. Já conquistamos muito, mas é com informação que conseguimos dialogar, entender as mudanças do mundo e como elas impactam nossa vida. Eu vim para aprender mais e reforçar essa luta por menos violência e mais conquistas para todas nós.”

A conferência reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas de gênero no município. “O prefeito Vilela está em um outro evento, mas ele deixou claro que a proteção e o acolhimento das mulheres são pautas permanentes da sua gestão. Estamos todos juntos, trabalhando para fortalecer a rede de apoio às vítimas de violência, ampliar o acesso a políticas públicas e garantir que nenhuma mulher em Aparecida se sinta desamparada”, finalizou a secretária Carolina Araújo.