Goiás Social abre 360 vagas para curso gratuito de inclusão digital para idosos

Publicado em 30.07.2025 às 16:09

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferece 360 vagas para o curso gratuito de inclusão digital destinado a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para o programa Cidadão Tech 60+ podem ser feitas até 17 de agosto, pelo link abre.go.gov.br/cidadaotech60 ou nos locais destinados às inscrições nos 11 municípios onde haverá aulas.

A lista completa dos endereços pode ser acessada pelo site goias.gov.br/inovacao. Dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp 61 3559-1111.

O curso é oferecido em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Aporé, Catalão, Cristalina, Jaraguá, Jussara, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo e Rio Verde. São 60 vagas para a capital e 30 vagas para cada uma das outras cidades. As aulas terão início a partir do dia 18 de agosto. Todos os cursos são gratuitos. “Esse público é um dos principais afetados pelos serviços públicos que são totalmente digitais ou híbridos, mas, em Goiás, provamos que a tecnologia é para todos”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás.

O programa faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás e tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade. O curso tem 60 horas de carga horária, em que os alunos aprendem a manusear aplicativos bancários, de transporte, de localização; conteúdos sobre questões de segurança na rede e como se proteger de golpes na internet, além de redes sociais.

Líder
Desde seu início, em 2024, o programa Cidadão Tech 60+ já formou mais de 300 idosos, tornando a inclusão digital uma realidade para esta faixa etária. “Tinha muita vontade de mexer com computador e com celular, mas não achava quem ensinasse. Quando comecei o curso, achei bom demais, porque agora não tenho mais medo do computador e me sinto mais segura para fazer as coisas”, afirma Tânia Blanco Nunes, de 67 anos, que concluiu o curso ano passado. Neste ano, outros 700 idosos devem ser formados.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados na quinta-feira (24/7) pelo IBGE, mostram que Goiás é líder nacional no acesso à internet por idosos. Em 2024, 77,3% da população com mais 60 anos de idade já utilizavam a rede, contra 69,8% na média nacional. O percentual, que faz parte do levantamento feito ao longo do quarto trimestre de cada ano, cresceu 3,6 vezes nos últimos oito anos.