CCJ inaugura sessões virtuais na Câmara de Goiânia

Publicado em 8.04.2020 às 12:57

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia realizou hoje, 8, a primeira sessão virtual da Casa. Os vereadores fizeram uma vídeo-conferência e puderam analisar os 19 projetos que estavam na pauta do colegiado desde o dia 18 de março aguardando pela oportunidade de se reunirem após a decretação de quarentena, além de incluírem mais duas propostas.

Estiveram presentes à reunião remota, a presidente da CCJ, Sabrina Garcêz (PSD) e os membros do colegiado: Priscilla Tejota (também do PSD), Dra. Cristina (PL),  Léia Klébia (PSC), Zander Fábio (Patriota) , Weligton Peixoto (DEM) e Divino Rodrigues (Patriota). Toda a sessão foi transmitida em tempo real pela TV Câmara em seu canal do Youtube e pelo site da instituição.

COMBATE AO CORONAVÍRUS

O assunto que tomou boa parte das discussões foi a pandemia do Covid-19, motivo pelo qual os parlamentares não estão podendo se reunir pessoalmente. O líder do prefeito na Casa, Weligton Peixoto, como representante do Legislativo municipal no Comitê de combate à pandemia no Município solicitou aos vereadores apresentação de sugestões de ações a serem levadas para o poder Executivo.

Os vereadores Cristina Lopes e Zander Fábio sugeriram que a Prefeitura pague uma gratificação para os servidores da área de saúde que estão na linha de frente no atendimento da população em unidades de saúde pública. Cristina também pediu que o Vale-Alimentação desses servidores seja pago no mês e que não haja atraso, já que muitos dependem desse reforço em seus orçamentos domésticos.

Zander e Tatiana solicitaram reforços da Guarda Municipal para fiscalização dos parques, especialmente o Vaca Brava, onde está havendo aglomeração de moradores praticando esportes ou simplesmente andando.

Tatiana Lemos sugeriu que seja decretada a obrigatoriedade do uso de máscaras, inclusive caseiras, por todos os profissionais em supermercados e padarias. “Muitos supermercados disponibilizam álcool gel para consumidores e funcionários, mas ainda há muitos locais como padarias, que não estão observando essas medias”, ressaltou.

Priscilla citou a existência de lei municipal (nº 8.505/2007) que trata da sanitização de locais de atendimento à população, inclusive quando houver a liberação para retorno das atividades comerciais, e que poderia ser colocada em prática.

Vários vereadores propuseram a realização de sessão em homenagem à técnica em enfermagem,  Adelita Ribeiro que faleceu no último dia 4, vítima do Covid-19. Segundo informações divulgadas pela imprensa no Estado, ela teria contraído a doença durante atendimento a pessoas infectadas.

Também foram propostas moções de aplauso para o Ministro da Saúde, Henrique Mandetta e para o Governador Ronaldo Caiado, pelo trabalho corajoso no enfrentamento de ações enérgicas para contenção da pandemia no país e no estado de Goiás.

A CCJ volta a se reunir virtualmente, na próxima quarta-feira, dia 15, às 8 horas.

Está prevista também a realização da primeira sessão do plenário totalmente on-line na próxima terça-feira, dia 14 de abril, às 9 horas.