• Ministério da Saúde formaliza a habilitação do Hospital Municipal de Aparecida como centro de alta complexidade

    Publicado em 3.08.2025 às 12:04

    O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construído e mantido pela Prefeitura e administrado pelo Einstein, foi formalmente habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) como unidade de referência nacional em procedimentos de média e alta complexidade em ortopedia e traumatologia.

    A formalização foi feita na manhã de sexta-feira, 1º de agosto, durante visita do secretário-adjunto da Secretaria Executiva do MS, Nilton Pereira, à unidade. A habilitação integra o programa federal Agora Tem Especialistas e prevê um repasse anual de R$ 1,2 milhão para custeio dos serviços.

    Segundo Pereira, o HMAP já é o maior executor de cirurgias eletivas em Goiás no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2023. “Com a nova habilitação, o hospital poderá aderir a outras políticas do Ministério, captar novos recursos e ampliar o atendimento à população”, afirmou.

    O HMAP, conhecido como o “Gigante do Centro-Oeste”, atende uma região com mais de 2 milhões de habitantes. Com a habilitação, a unidade passa a integrar a rede de alta complexidade do SUS.

    O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, aproveitou para ressaltar o empenho do prefeito Vilela em aprimorar a Saúde de Aparecida, agradeceu ao ministro Alexandre Padilha pela habilitação e destacou a importância da medida. “O HMAP é referência nacional e pode contribuir ainda mais para um SUS acessível e eficiente”, disse.

    A superintendente de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES), Lorena Nunes Mota, afirmou que a inclusão do HMAP na rede de alta complexidade reforça o atendimento aos pacientes. “É motivo de orgulho. A estrutura do hospital e sua capacidade técnica são diferenciais para fortalecer a rede”, declarou.

    Amanda Melo, superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES, também elogiou a estrutura da unidade. “O hospital conta com equipes médicas especializadas, tecnologia avançada e atendimento humanizado. A habilitação representa mais um passo na qualificação dos serviços oferecidos à população. ”

    Participaram do evento, da equipe do MS, o superintendente regional Lucas Betti, a chefe da Articulação Interfederativa em Goiás, Jociane Maia, e a apoiadora do Programa Agora Tem Especialistas, Sueza Souza Oliveira. Também estavam presentes o superintendente de Regulação da SMS de Aparecida, Thiago Rezende, além da gerente de Regulação de Exames e Consultas da SES, Bruna de Castro Fernandes.

    Do HMAP, participaram o diretor Médico, Pedro Vieira, o gerente médico, Joan Castro, a gerente assistencial, Camila Gambin, o gerente Médico Regional de Ensino e Pesquisa Einstein, Mayler Olombrada, o coordenador de Cirurgias, Leandro Flores, a coordenadora do Núcleo de Regulação, Jordana Santos, o coordenador da Medicina Diagnóstica, Luiz Alves, o líder da Anestesia, Silvio Neto, e a enfermeira coordenadora do Ambulatório e MDA, Cynthia Sato.

    Foto: Divulgação SMS/Secom