JBS apoia regularização de mais de 1.000 propriedades rurais em Goiás
Mais de mil propriedades rurais foram regularizadas no estado de Goiás por meio do Programa Escritórios Verdes, da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. A iniciativa oferece assistências ambiental, técnica e gerencial gratuitas para propriedades com passivos ambientais se regularizarem.
Com unidades físicas ativas nas fábricas da Friboi dos municípios de Goiânia, Mozarlândia e Senador Canedo, o programa funciona como polo regional de atendimento no estado. Nessas bases, produtores recebem suporte personalizado para a regularização ambiental, além de gestão técnica e apoio gerencial para intensificação produtiva por meio da avaliação de indicadores.
Desde o lançamento, em 2021, o Escritórios Verdes já atendeu mais de 18 mil propriedades em todo o Brasil. Em quatro anos, mais de 7 mil hectares – o equivalente a 8 mil campos de futebol – foram destinados à recomposição florestal. Somente em 2024, foram elaborados 523 projetos de regularização ambiental, que resultaram na recuperação de 4,15 mil hectares de vegetação nativa e no combate ao desmatamento ilegal.
“O Programa Escritórios Verdes tem sido significativo do ponto de vista ambiental e social, ao apoiar a regularização, contribuir para a recomposição de áreas nativas e permitir que os produtores acessem mercados mais exigentes de forma legal e sustentável”, afirma Sergio Luis Marçon, Coordenador de Sustentabilidade da JBS.
O produtor rural Francisco de Paula Leão foi um dos beneficiados pelo Escritórios Verdes em Goiás. Ao adquirir duas fazendas no estado, se deparou com um embargo. Com a orientação do programa, ele deu início ao processo de regularização ambiental. “O apoio foi fundamental. Eles analisaram a situação, cuidaram do processo e me orientaram em cada passo”, revela o produtor, que ao lado de seu irmão, Ricardo de Paula, administra 12 propriedades.
Além da resolução das pendências, o produtor também destaca o aprendizado proporcionado pela iniciativa. “O Programa Escritórios Verdes não é só uma solução técnica – é um verdadeiro parceiro para quem vive do campo. Eles dão suporte, orientação e ajudam a gente a se manter no caminho certo”, pontua Leão.
Inovação e expansão
Para ampliar o alcance do programa, a JBS lançou em 2024 o Escritório Verde Virtual, canal que realiza atendimentos remotos por e-mail ([email protected]), telefone (0800 018 0033) e WhatsApp (11) 3777-4375. Desde outubro de 2024, o serviço já registrou mais de 10 mil interações iniciais, classificando demandas e direcionando soluções de forma ágil.
Também em 2024, a companhia iniciou a operação dos Escritórios Verdes 2.0, que organizam o atendimento em três frentes:
• Escritório Verde Ambiental, para regularização ambiental e reinserção de fazendas na cadeia produtiva;
• Escritório Verde Assistência Técnica, para apoio à melhoria da produtividade do solo, com a recuperação de pastagens quando a situação exige; melhoria na oferta e qualidade da água, com ações de proteção e recuperação de nascentes; e consultoria para práticas de produção sustentável com o objetivo de maior rentabilidade e mais qualidade de vida do produtor familiar; e
• Escritório Verde Assistência Gerencial, que fornece capacitação e ferramentas que visam melhoria na gestão para produtores aperfeiçoarem a administração de suas propriedades.
Além disso, o programa promove mutirões regionais em parceria com sindicatos rurais e órgãos públicos, oferecendo gratuitamente serviços como validação do CAR e orientações sobre acesso a políticas públicas de crédito e compensação florestal.
Presença em GO
A JBS está presente em sete municípios goianos: Anápolis, Goiânia, Itumbiara, Mozarlândia, Porangatu, São Luís de Montes Belos e Senador Canedo, e é responsável pela geração de mais de 7 mil empregos diretos no estado. Com atuação destacada nas indústrias de bovinos, suínos e aves, a empresa também opera em áreas como produção de couros, transporte e agregação de valor.
Sobre a JBS
A JBS é uma empresa global líder em alimentos, com um portfólio diversificado de produtos de alta qualidade, incluindo frango, suínos, bovinos, cordeiros, peixes e proteínas vegetais. A companhia emprega mais de 280 mil pessoas e opera em mais de 20 países, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e China. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação, como Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre outras, que chegam diariamente à mesa de consumidores em 180 países. A empresa também investe em negócios correlatos, como couro, biodiesel, colágeno, fertilizantes, envoltórios naturais, soluções para gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transporte, com foco na economia circular.