• Após entrega do corredor, agentes atuam de forma educativa na Avenida 24 de Outubro

    Publicado em 5.08.2025 às 14:07

    A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), iniciou o período educativo na Avenida 24 de Outubro, importante via que teve seu corredor requalificado e entregue à população na última segunda-feira (28/7). No mês de agosto, agentes de trânsito atuarão exclusivamente na orientação dos condutores e pedestres, sem aplicação de penalidades.

    A ação educativa tem o objetivo de facilitar a adaptação da população às novas regras de circulação implantadas na via com a requalificação do corredor, que passou por reprogramação semafórica, nova sinalização e reordenamento viário. Após o período educativo, a pasta atuará também na fiscalização.

    O diretor de trânsito da capital, Luís Tiago Santos, explica que a medida busca garantir um processo de transição mais seguro e eficiente. “Estamos com equipes todos os dias na Avenida 24 de Outubro orientando os motoristas sobre o novo fluxo, especialmente nos pontos onde o sentido da via foi alterado. Esse trabalho é essencial para que a população compreenda as mudanças e evite riscos à segurança viária”, afirma.

    Segundo ele, apesar da sinalização já estar implantada, ainda há condutores que insistem em trafegar pela contramão ou parar em locais proibidos. “É natural que, nos primeiros dias, o hábito antigo leve a esses comportamentos. Por isso, nosso foco agora é educar e conscientizar, e não multar. A fiscalização punitiva só será iniciada após esse período de 30 dias”, completa Luís Tiago.

    Para garantir maior fluidez no novo corredor, alguns pontos de táxi foram estrategicamente remanejados e as operações de carga e descarga foram direcionadas para ruas adjacentes. Além da reorganização do fluxo de veículos, o corredor da 24 de Outubro passa a oferecer melhores condições também para o pedestre. Os cruzamentos semaforizados da via receberam reprogramação que garante tempo de travessia adequado, reforçando a segurança para quem se desloca a pé. Um novo semáforo também foi implantado no cruzamento com a Rua Geraldo Ney.

    Para o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a medida reafirma o compromisso da gestão com uma mobilidade urbana mais eficiente e humana. “Nosso objetivo com esse corredor foi garantir fluidez, sem esquecer a segurança de todos que compartilham a via”, destaca o secretário.

    A expectativa é de que, nos próximos meses, as vagas de estacionamento da avenida sejam incluídas no sistema rotativo de Goiânia, a Área Azul. A proposta visa garantir maior rotatividade, organização do espaço urbano e valorização do comércio da região.