• Curso gratuito ensina idosos de Aparecida a manusear o computador e o celular

    Publicado em 20.08.2025 às 18:01

    A Prefeitura de Aparecida e o Governo de Goiás iniciaram nesta terça (19), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projeto Conviver, na Vila Brasília, as aulas de um curso de informática gratuito que prepara pessoas idosas para manejar computadores e celulares, promovendo a inclusão delas no mundo digital.

    Com duração de três meses e aulas ministradas às terças e quintas, o curso reúne uma turma de 45 alunos, que aprenderão a acessar aplicativos de bancos e de instituições governamentais, redes sociais e e-mail, entre outros. Os alunos também aprenderão a se proteger de golpes, uma prática delituosa que atinge muitos idosos.

    A qualificação ocorre pelo programa Cidadão Tech 60+, executado em Aparecida pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. E para prestigiar os alunos, os secretários João Pedro Almeida (Ciência e Tecnologia) e Mayara Mendanha (Assistência Social) acompanharam essa primeira aula, dando as boas-vindas em nome do prefeito Leandro Vilela.

    “O nosso serviço é incentivar essa autonomia, essa independência de vocês. Por isso, nós estamos melhorando cada vez mais o Projeto Conviver”, afirmou Mayara ao lado do ex-prefeito Gustavo Mendanha e do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, José Frederico Lyra Netto. Ele representou o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela.

    Frederico concordou com Mayara e com João Pedro Almeida que a população idosa precisa saber manusear o celular e o computador para não ficar a mercê de golpes e alienada à era digital. “O governador entende que não existe idade, não importa quantos anos você tem, sempre é tempo para aprender”, completou o gestor.

    Parceria por mais benefícios aos aparecidenses

    O secretário João Pedro Almeida exaltou a parceria estabelecida entre o prefeito Leandro Vilela e o governador Ronaldo Caiado para trazer a Aparecida o programa Cidadão Tech 60+. Segundo ele, essa iniciativa vai ao encontro da missão que recebeu de entregar o máximo de benefícios aos moradores da cidade. “Eu acredito que essas aulas serão muito proveitosas e servirão bastante no seu dia a dia.”

    Aos 83 anos, dona Maria Rodrigues de Sousa e Silva estava empolgada para começar o curso. “Estou animada, a gente tem que estar, não é? O que eu mais espero é aprender a mexer no celular”, disse ela, moradora do Setor dos Afonsos.