• Fórum Regional de Turismo impulsiona qualificação, calendário e promoção integrada em Trindade

    Publicado em 28.08.2025 às 15:02

    O Fórum Regional de Turismo de Negócios e Tradições, realizado em 15 de agosto no Espaço Senac, reuniu autoridades e representantes do trade para acelerar ações de qualificação, organizar calendário de eventos e estruturar a promoção integrada do destino.

    Participaram o deputado estadual Coronel Adailton (Assembleia Legislativa de Goiás), o secretário municipal de Turismo de Trindade, Warley Lopes, o presidente do Fórum de Negócios e Tradições, Fernando Carlos Pereira, a presidente da Associação de Jovens Empreendedores de Goiás (AJE Goiás), Cybelle Maria Bretas, o representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Charleston, a vereadora de Trindade, Diana Pereira Camargos, além de equipe da Goiás Turismo, com Thales Queiroz de Oliveira, e delegações de Senador Canedo e de outros municípios.

    Os debates foram organizados em quatro eixos: qualificação e infraestrutura; captação de negócios e calendário de eventos; tradições e identidade cultural; promoção e governança.

    Como encaminhamentos, o grupo aprovou a criação de um grupo de trabalho para o calendário anual, uma trilha de capacitações para o setor, o mapeamento de espaços para eventos e diretrizes de promoção conjunta, com foco no fortalecimento regional.

    “O fórum consolida um pacto pela gestão do turismo. Saímos com tarefas, prazos e responsáveis, alinhando poder público e iniciativa privada para entregar resultados ao visitante e à população”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Warley Lopes.

    Lopes destacou que o turismo religioso segue como base da estratégia, somando-se aos negócios e às tradições locais. “Trindade amplia sua vocação. Vamos qualificar serviços, organizar o calendário e promover o destino em rede, com planejamento e governança”, disse.

    A programação incluiu visita técnica à construção do novo Santuário do Divino Pai Eterno, com passeio de trenzinho e contemplação do sino Vox Patris, de 55 toneladas, guiada por Isabella Luzia, do Sindicato dos Guias de Turismo de Goiás (SINDEGTUR-GO), e pela guia Mariana.