Ibama inaugura reforma em Goiás com emenda de Adriana Accorsi
A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama Goiás) inaugurou, nesta sexta-feira (5/9), a primeira etapa da reforma do prédio sede no Setor Universitário, em Goiânia.
No evento, o superintendente, Nelson Galvão recebeu o presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) e a deputada estadual Bia de Lima (PT-GO), além de superintendentes do governo federal, em Goiás, servidores e parceiros da instituição ambiental.
Nesta primeira etapa, além das adaptações para a acessibilidade, o edifício sede da Superintendência do Ibama em Goiás recebeu uma sala de atendimento ao cidadão, para melhorar o atendimento ao usuário, e uma recepção confortável e acessível. O objetivo é reformar o prédio inteiro, tornando todos os ambientes acessíveis e confortáveis para o trabalho dos servidores.
“Nós estamos muito felizes porque estamos inaugurando a primeira etapa da reforma dessa Superintendência. Um sonho de 40 anos dos servidores e também uma determinação do Ministério Público Federal para que dotassemos essa edificação com acessibilidade”, anunciou Galvão.
Segundo ele, a obra só foi possível por meio da parceria com a deputada federal Adriana Accorsi. “Ela disponibilizou recursos por meio de emenda parlamentar, para que pudéssemos licitar e colocá-la em execução”, afirmou.
O presidente o Ibama, Rodrigo Agostinho, parabenizou a reforma e agradeceu o apoio parlamentar. “A gente não tá sozinho no mundo e precisa de toda a ajuda de vocês. A área ambiental sempre teve um orçamento aquém daquilo que a precisamos”, contou. Segundo ele, as estruturas do Ibama foram sendo desmontadas e há uma dificuldade enorme para fazer a remontagem.
Para a deputada Adriana Accorsi, a obra que pensa na acessibilidade e no atendimento às pessoas, para que tudo seja mais digno, é o símbolo da reconstrução do país que o presidente Lula está fazendo. “É o símbolo da reconstrução dos órgãos públicos que fiscalizam os crimes contra o meio ambiente”, afirmou a deputada.
Única parlamentar de Goiás a votar contra o PL da Devastação, Accorsi parabenizou o Ibama e os servidores da instituição pelo luta diária em defesa do meio ambiente. “Eu faço o compromisso de colaborar com recursos todos os anos, não só para a estrutura do Ibama, mas também para a educação ambiental, tão importante principalmente para às crianças e jovens. Contem comigo. Não para o futuro, mas para o agora. Para a sobrevivência da humanidade e de todos com quem partilhamos esse mundo”, afirmou.
Emendas
A deputada Adriana Accorsi destinou R$800 mil para o Ibama-GO, em 2025. Em 2024 o valor executado foi de R$ 450 mil. Os recursos são destinados para infraestrutura, aquisição de equipamentos e educação ambiental e permitiram a reforma parcial da sede do Setor Universitário, pela primeira vez, depois de anos de sucateamento.