Mabel inaugura revitalização da Praça do Bacião no Setor Sul
O prefeito Sandro Mabel entregou neste domingo (7/9) a revitalização da Praça Maria Angélica C. Brandão, conhecida como Praça do Bacião, que fica entre as vielas 115 e 120, no Setor Sul. O local é muito utilizado para as práticas esportivas, principalmente pelos entusiastas do skate, e estava deteriorado. A revitalização foi realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) em parceria com moradores e movimentos skatistas.
Durante a entrega, o prefeito anunciou que pretende construir uma nova pista de skate na capital, para o fomento do esporte e atração de competições. “Estamos aqui na pista de skate, no Bacião, que nós ajudamos a reformar junto com toda a galera do skate. O vereador Lucas Kitão também trabalhou forte nesse projeto. E nós fizemos, hoje, um compromisso meu, do Kitão e do Thialu Guiotti – nós vamos fazer uma pista profissional de skate em Goiânia , uma bem bacana, bem arrumada, bem iluminada, pra gente poder fazer campeonatos aqui”, garantiu Mabel.
A revitalização da Praça do Bacião foi realizada pela Comurg em parceria com moradores e esportistas. O Movimento Goiânia Crew Attack mobilizou patrocínios para compra de materiais e a prefeitura entrou com a mão-de-obra e infraestrutura.
Dentre os serviços prestados pela Comurg estão: pintura e limpeza geral do local; correção de rachaduras e ajustes no piso; revitalização dos obstáculos de skate; instalação de 10 bancos de madeira e 10 lixeiras; inclusão de casinha de coruja; manutenção da cesta de basquete e construção de novos obstáculos para diferentes níveis de manobras; dentre outros.
Parceria fundamental
O publicitário Daniel Atássio, um dos organizadores do Crew Attack 2025, ressaltou que foi a parceria com a Prefeitura de Goiânia que possibilitou a renovação do Bacião e a volta das competições e da prática do skate. “A gente entra com o equipamento de skate, constrói os obstáculos, mas a prefeitura vem com toda a infraestrutura. A praça estava sem banco, estava sem lixeira, sem iluminação. A prefeitura trouxe tudo isso para a gente. Iluminação, banco, lixeiras, pet plays, playground. Claro, todo um cuidado com as plantas, poda de árvore, roçagem da grama. E, assim, tornou tudo possível”, revelou.
Daniel contou que começou a andar de skate em 1987 no Bacião e que acompanhou a deterioração do espaço e, agora, a sua revitalização: “Eu trouxe um amigo meu aqui dos anos 80 e ele olhou e falou: ‘isso aqui é um sonho’. Parece um sonho, é muito bom”.
O produtor cultural Lucas Lopes, outro organizador do movimento, também destacou a parceria com a prefeitura na restauração do local. “A gente contou com a ajuda da prefeitura, com todo o suporte que eles deram, as secretarias, a Comurg, vieram aqui e ajudaram bastante a gente. E, agora, é um lugar que está à disposição da comunidade para a gente poder usar, tanto para andar de skate quanto para vir passear, para fazer um piquenique. Tem agora parquinho para as crianças, tem pet place, enfim, tem um mundo de possibilidades para vocês poderem usar”, comemora.
Após a revitalização, o espaço sediou esta semana a 16ª edição do Goiânia Crew Attack 2025, festival que reuniu skate, música e arte urbana, com a presença de nomes do esporte, como o medalhista olímpico Pedro Barros, além de outros destaques e DJs de provenientes de vários estados do Brasil.
“Sensacional”
A representante comercial Luiza Abrahão compareceu ao Bacião na manhã deste domingo (7/9) para acompanhar o seu filho, que participou do campeonato, e pode conferir de perto a revitalização do local. “Eu achei sensacional, porque era um espaço que estava esquecido. Quando eu era mais nova, a gente vinha aqui para poder curtir, e agora eles fizeram essa revitalização para os meninos curtirem. E esse campeonato para abrir essa nova etapa aqui do Bacião foi sensacional”, elogiou.
Também acompanhando o seu filho no campeonato, a empresária Aurélia Rocha destacou a importância do Bacião como a preservação da cultura e do esporte da região e, ao mesmo tempo, possibilitar a descoberta de novos talentos. “Eu acho que a gente está indo para um caminho de trazer as crianças para um movimento que une gerações. Eu acho que essa é a melhor pegada. E o Bacião trouxe isso. Acho que teremos campeões daqui, futuramente”, previu.