Primeira sessão remota desta quarta-feira, 8, é realizada na Alego
Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizaram, na tarde desta quarta-feira, 8, a primeira sessão extraordinária remota prevista para esta quarta-feira, 8. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), e serviu para apresentação e votação de matérias de interesse do estado. As sessões remotas ocorrem durante o período de suspensão de atividades presenciais do Parlamento Goiano em decorrência da Covid-19.
No início da reunião foram lidas 16 matérias cujo teor foi referente a requerimentos oriundos de vários municípios goianos, com pedidos de declaração de situação de calamidade pública em razão da pandemia de COVID-19. As matérias são consideradas de urgência e, portanto, tiveram aprovadas, na oportunidade também, a solicitação para quebra de interstício de tramitação das mesmas, no intuito de que sejam apreciadas em regime de urgência. Foram lidas, na oportunidade, ainda três matérias do Governo do estado que também tratam de medidas que se fazem necessárias em decorrência do coronavírus.
Após a leitura das referidas matérias, fizeram uso da palavra, também para apresentação de projetos e requerimentos, os deputados Delegada Adriana Accorsi (PT), Karlos Cabral (PDT), Vinícius Cirqueira (Pros), Amauri Ribeiro (Patriota), Henrique Arantes (MDB), Major Araújo (PSL), Humberto Aidar (MDB), Lêda Borges (PSDB), Delegado Eduardo Prado (PV), Iso Moreira (DEM), Coronel Adailton (Progressistas), Rafael Gouveia (Progressistas), Thiago Albernaz (Solidariedade), Gustavo Sebba (PSDB), Amilton Filho (Solidariedade), Paulo Cezar Martins (MDB), Julio Pina (PRTB), Charles Bento (PRTB), Virmondes Cruvinel Filho (Cidadania), Cláudio Meirelles (PTC) e Alysson Lima (Solidariedade). Dez projetos de lei foram apresentados na ocasião.
Encerrada a apresentação de matérias os deputados procederam com a votação da ordem do dia. Foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei nº 2715/19, de autoria do deputado Helio de Sousa (PSDB), que altera a Lei nº. 16140, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização, regulamentação, fiscalização e o controle dos serviços correspondentes. Os deputados também aprovaram solicitação do deputado Humberto Aidar para convocação da Comissão Mista para apreciação de matérias em tramitação na Comissão.
Em seguida às votações, o presidente Lissauer Vieira encerrou a sessão extraordinária e convocou outra, também extraordinária, para ter início imediatamente após o fim das reuniões das Comissões da Casa, ainda nesta quarta-feira, 8.