Gayer aciona TCU e ministérios para investigar explosão de gastos do governo com viagens
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) anunciou nesta terça-feira, 09, que protocolou pedidos de investigação sobre o crescimento exponencial das despesas do governo federal com viagens de pessoas sem vínculo oficial com a administração pública.
Segundo reportagem, gastos sob o governo Lula registraram um aumento de 213% em relação ao período anterior, chegando a quase R$ 400 milhões, o que levanta questionamentos sobre transparência e uso adequado dos recursos públicos.
Diante desse cenário, Gayer acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando uma apuração detalhada sobre a legalidade e legitimidade dessas despesas. Além disso, o parlamentar encaminhou ofícios formais aos ministérios da Casa Civil, da Gestão e Inovação e à Secretaria de Comunicação Social (Secom), pedindo esclarecimentos objetivos.
O deputado quer saber quem são essas pessoas custeadas com dinheiro público, qual a justificativa oficial para essas viagens e quais critérios foram utilizados para a autorização dos gastos, entre outros detalhes.
“É dever do Parlamento fiscalizar e garantir que o dinheiro do contribuinte não seja usado de forma indevida. Não podemos aceitar que o governo sustente viagens de pessoas sem cargo público sem transparência e sem justificativa plausível”, ressaltou Gayer.
O pedido reforça o papel de fiscalização do Legislativo e amplia a pressão sobre o Executivo para dar respostas claras à sociedade sobre os gastos em questão.