• Pronatec oferece 85 vagas para cursos de qualificação profissional a mulheres em Goiânia e Aparecida

    Publicado em 13.09.2025 às 17:02

    O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), abriu 85 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos voltados a mulheres a partir de 16 anos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social, ou sejam vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, e que residam em locais com infraestrutura deficitária.

    As inscrições seguem até 7 de setembro e os cursos terão início em 29 de setembro, na modalidade presencial. Estão disponíveis os cursos de costureiro de máquina reta e overloque (30 vagas) e padeiro (20 vagas), em Aparecida de Goiânia, e de costureiro de máquina reta e overloque (30 vagas) e padeiro (20 vagas), em Goiânia. Todos os cursos têm cargas horárias de até 200h.

    As inscrições presenciais, em Aparecida, podem ser feitas no posto de Assistência Cascata de Luz, na Avenida C-10, quadra 09, lote 15/17, Setor Jardim das Cascatas; ou no Centro de Formação Integral (CENFI), na Rua H-125, quadra Área, lote 000B, Setor Cidade Vera Cruz. Em Goiânia, podem ser feitas no Lar de Jesus, na Rua 278, 64, Setor Coimbra. Também é possível se inscrever pelo site goias.gov.br/inovacao/pronatec/.

    “O objetivo é capacitar mulheres goianas em situação de vulnerabilidade para garantir que elas tenham autonomia, oportunidade e dignidade”, destaca o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.

    O Mulheres Mil está baseado nos quatro pilares da Educação: aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer, ampliando oportunidades de inclusão, geração de renda e autonomia para mulheres em situação de maior vulnerabilidade social.