• Trindade sanciona lei que garante presença de farmacêuticos em todas as UBSs

    Publicado em 16.09.2025 às 09:01

    Trindade é o primeiro município de Goiás a sancionar a Lei nº 2.418, que inclui o farmacêutico como integrante da equipe multiprofissional em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A legislação é de autoria do vereador Bruno Noronha.

    Nesta quinta-feira, (11/09), o prefeito Marden recebeu a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, e a diretora da Assistência Farmacêutica de Trindade, Vanessa Rodrigues. O encontro tratou sobre o reconhecimento da cidade como pioneira na instituição da presença do profissional farmacêutico em todas as UBSs.

    “Estamos avançando na valorização dos profissionais da saúde e no cuidado com a população. A presença do farmacêutico em todas as unidades básicas fortalece o atendimento e garante mais segurança no uso dos medicamentos”, afirmou o prefeito Marden.

    Ele também ressaltou o caráter inovador da iniciativa. “Trindade se orgulha de ser pioneira em Goiás na regulamentação dessa lei. Esse é um passo importante para consolidar um sistema de saúde mais humano e eficiente para todos”, destacou.

    A presidente do CRF-GO, Lorena Baía, reforçou o impacto da medida. “Trindade é um grande exemplo com essa lei, reconheceu o farmacêutico como membro da equipe multiprofissional e incluiu esse profissional em todas as UBSs. Esse é um avanço que queremos levar não somente para todas as cidades goianas, mas também para o Brasil todo”, afirmou.

    Ela destacou ainda que a iniciativa coloca a cidade em posição de destaque. “É uma referência nacional. Onde tem medicamento tem que ter farmacêutico. Quem ganha com isso é o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Lorena.

    A diretora da Assistência Farmacêutica, Vanessa Rodrigues, destacou os benefícios diretos para a população. “A inclusão do farmacêutico na equipe multiprofissional das UBSs melhora o acompanhamento do tratamento dos pacientes e contribui para reduzir riscos relacionados ao uso de medicamentos”, disse.

    Ela também enfatizou a importância do apoio institucional. “Esse reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo e de uma gestão que valoriza a saúde pública. Quem mais se beneficia com essa conquista é a população de Trindade”, afirmou Vanessa.