Gayer cobra governo sobre milícias digitais pró-Lula e medida do MPF contra a Jovem Pan
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou, nesta terça-feira, 16, requerimentos exigindo que os ministérios da Comunicação, da Justiça e da Casa Civil prestem esclarecimentos sobre dois casos recentes que escancaram a contradição na condução da política de comunicação do país.
De um lado, o Ministério Público Federal voltou a pedir o fim da concessão da Jovem Pan, acusando a emissora de desinformação; de outro, veio à tona um levantamento divulgado pela Revista Veja que aponta a atuação de milícias digitais e robôs a favor do presidente Lula nas redes sociais.
Nos documentos apresentados, Gayer cobra do governo quais medidas estão sendo efetivamente adotadas para monitorar e coibir o uso de robôs, perfis inautênticos e milícias digitais no ambiente virtual, sobretudo quando ligados a narrativas de cunho político-eleitoral. O parlamentar também exige que o Executivo, através de seus ministérios acionados, apresente sua posição oficial em relação ao pedido do MPF para cancelar a concessão da Jovem Pan, medida que, segundo ele, representa mais um ataque à liberdade de imprensa no Brasil.
Para o parlamentar, é inadmissível que, ao mesmo tempo em que se tenta calar uma emissora crítica ao governo, o uso de estruturas digitais favoráveis ao presidente seja tratado com descaso. “Os requerimentos estão protocolados e o governo terá de dar respostas. Não aceitaremos qualquer tipo de perseguição nem conivência com manipulação digital em favor de quem está no poder, especialmente quando quem paga essa conta é o povo brasileiro”, destacou Gayer.