Prefeitura de Aparecida cria Sala Inclusiva com oferta de serviços
Pessoas com deficiência que moram em Aparecida de Goiânia agora podem solicitar na Secretaria Municipal de Assistência Social a emissão da carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA) – documento que garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados – e do passe livre intermunicipal, que permite a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade viajarem gratuitamente entre municípios goianos no transporte coletivo.
Os serviços são prestados gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Avenida B, quadra K, Setor Araguaia, na sede da Secretaria de Assistência Social. Informações sobre a documentação necessária e os critérios de enquadramento para atendimento na Sala Inclusiva podem ser obtidas pelo telefone (62) 3545-5970.
Os atendimentos são feitos na recém-inaugurada Sala Inclusiva, aberta neste mês em alusão ao Setembro Verde, que é uma campanha dedicada a conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência.
Secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha explica que a Sala Inclusiva é uma unidade vinculada à Diretoria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Este novo espaço busca promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência.
“A abertura da Sala Inclusiva agora dá condições de o município prestar uma assistência mais qualificada às pessoas com deficiência, agregando esses novos serviços. Isso é uma grande vitória, conquistada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás”, ressalta Mayara.
Diretora municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kelly Ribeiro detalha o funcionamento da Sala Inclusiva. Ela pontua que a unidade conta com área temática infantil equipada com livros e brinquedos, oferecendo conforto e tranquilidade para crianças e familiares durante o atendimento.
Kelly reforça “com a criação da Sala Inclusiva, nós reafirmamos o compromisso da gestão do prefeito Vilela e do município de Aparecida de Goiânia com a inclusão, a cidadania e a dignidade, tornando os serviços mais acessíveis e fortalecendo a participação das pessoas com deficiência na sociedade.”