Prefeitura vai a escolas de Aparecida cadastrar famílias para receber casa própria
A Secretaria de Habitação de Aparecida está fazendo ações itinerantes nas escolas municipais para cadastrar famílias de baixa renda que não têm casa própria e atualizar seus dados para os próximos processos seletivos de moradias populares. Interessados em ganhar apartamento a custo zero poderão comparecer nesta sexta (19), das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Escola Municipal Telma Regina (Rua Dr. Agenor Cupertino de Barros, Parque Veiga Jardim, Aparecida de Goiânia).
Para se cadastrar, é preciso apresentar o RG (carteira de identidade), CPF, título de eleitor, comprovante de endereço, e cartão do CadÚnico, além do RG, CPF e título de eleitor do cônjuge, e CPF e certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos. Se for acometida por alguma doença, a pessoa interessada deve levar ainda o laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças).
Os cadastros ocorrem no programa Habitação por toda a cidade, executado pela gestão do prefeito Leandro Vilela. E a próxima edição ocorrerá nos dias 25 e 26 de setembro (quinta e sexta), das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Escola Municipal Francisco de Assis Nunes, no Conjunto Madre Germana 1. Nos dias 02 e 03 de outubro, quinta e sexta, haverá outra etapa de cadastros, desta vez na Escola Municipal João Cândido da Silva, no Papillon Park.
“A gestão do prefeito Leandro Vilela está construindo neste momento 768 apartamentos, que serão entregues às famílias a custo zero; nos próximos meses, nós vamos chegar a 1.040 novas moradias. E estamos antecipando os cadastros, porque já em março teremos famílias sendo contempladas no novo condomínio residencial na Vila Romana”, comenta o secretário de Habitação, Willian Panda.
Ele explica que, a partir de novembro, as famílias cadastradas receberão um link para responder a um novo questionário definido pelo Governo Federal, que financia as obras pelo programa Minha Casa Minha Vida. A atualização é necessária para adequar à portaria federal e garantir que as famílias prestem informações de acordo com as regras nacionais vigentes.
Parceiro da gestão Vilela, o Governo de Goiás também participa ativamente da construção das moradias populares, financiando as obras através do programa Pra Ter Onde Morar.
A dona de casa Cláucia Rodrigues, que mora de aluguel no setor Veiga Jardim e cria sozinha seus dois filhos de 3 e 6 anos, se cadastrou hoje na Escola Telma Regina. Ela encheu o coração de expectativa. “Para mim, vai ser uma ótima solução para a minha vida e para os meus filhos nós termos essa moradia própria.”
Famílias podem se cadastrar também na Secretaria de Habitação e nos mutirões
Além dos cadastramentos feitos nas escolas municipais, as famílias podem se cadastrar de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Secretaria de Habitação de Aparecida (Rua São Domingos, nº 100, Setor Central). O órgão está à disposição para tirar dúvidas pelo WhatsApp (62) 98409-4015 e pelo telefone 3545-6053. Há ainda a possibilidade de cadastramento nos mutirões da Prefeitura realizados mensalmente em determinada região da cidade. Neste mês o mutirão será neste dia 20, a Escola Camila Scaliz no setor Expansul das 8h às 15h.
Aparecida deve ganhar 2,5 mil novas moradias populares até 2026
Com 768 moradias populares em construção em ritmo acelerado, Aparecida de Goiânia deve iniciar, neste 2º semestre, as obras de mais 800 apartamentos para serem entregues a custo zero a famílias de baixa renda enquadradas no programa Minha Casa Minha Vida e no programa Pra Ter Onde Morar, do Governo de Goiás.
O município tem mais nove projetos de novas moradias aguardando avaliação no Ministério das Cidades. A perspectiva é de que, além dos 768 apartamentos em construção no Alto da Boa Vista e na Vila Romana, Aparecida entregue outras 1.800 unidades habitacionais na atual administração, totalizando 2.568 moradias. Aparecida tem 28 mil famílias cadastradas em programas para receber a casa própria.