Prefeito Sandro Mabel destaca apoio familiar durante o 2º Dia D da Inclusão
O prefeito Sandro Mabel participou, nesta sexta-feira (19/9), da abertura do 2º Dia D da Inclusão, realizado na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Maria Thomé Neto, no Setor Nova Suíça. A iniciativa promoveu atendimentos médicos especializados para cerca de 50 estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) matriculados nas unidades da Rede Municipal de Educação (RME).
“Já é o segundo Dia D, e nós estamos evoluindo esses programas. Nas escolas, no turno e no contraturno também, com salas cada vez mais especializadas. Quando uma criança vem para um atendimento como esse, com todas as especialidades reunidas, ela tem uma melhora significativa. Aqui conseguimos apoiar a família e identificar o déficit de aprendizagem para solucioná-lo”, afirmou Mabel.
A gerente de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (SME), Lianna Gusmão, destacou o impacto do mutirão. “O Dia D é um dia que a gente reúne em determinado local as crianças das escolas da região para atendimento de saúde e encaminhamento do serviço de saúde. É muito importante as famílias estarem aqui. Isso garante inclusão real e melhora a aprendizagem”, explicou.
Oportunidade inédita
Entre as famílias atendidas esteve Marta, mãe de estudante da rede municipal, que relatou ter encontrado no evento uma oportunidade inédita de acesso. “Foi uma facilidade muito grande, porque as coisas são difíceis, ainda mais para quem não tem condição de se locomover. Aqui consegui resolver situações que estavam me angustiando e saio mais tranquila”, disse.
O 2º Dia D da Inclusão é uma realização conjunta das secretarias municipais de Educação (SME), Saúde (SMS) e Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), com apoio do Conselho Tutelar e do Grupo Mulheres do Brasil. A ação integra o Programa Goiânia + Humana e terá cinco edições, voltadas para o fortalecimento da inclusão e do atendimento integral às famílias.