• Dia D de vacinação antirrábica em Aparecida movimenta 94 pontos de imunização pela cidade

    Publicado em 21.09.2025 às 14:09

    A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, neste sábado, 20 de setembro, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2025. A ampla mobilização foi lançada oficialmente às 8h na tenda montada no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping.

    A campanha teve como meta imunizar cerca de 70 mil cães e gatos em 94 pontos de vacinação espalhados pela cidade, que funcionaram até às 17h de hoje em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), praças e estabelecimentos parceiros. A vacinação foi gratuita, destinada a cães e gatos a partir dos três meses de idade e aplicada em dose única de 1 ml por via subcutânea.

    Na abertura, o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, destacou que a imunização dos animais contra a raiva é fundamental para toda a sociedade. “Todos devem contribuir protegendo seus bichos e as pessoas contra essa doença que é grave, mas que é totalmente evitável com a vacinação anual”, enfatizou ele.

    O alerta do superintendente foi reforçado pelas irmãs Denis e Mirene Ferreira , moradoras do Village Garavelo. Elas foram no início da manhã vacinar no Parque da Família as três cachorrinhas da família, Bolinha, Amora e Pretinha, essas duas últimas adotadas de situações de abandono.

    “Gostamos muito delas e todo ano as trazemos pra ser
    vacinadas nessa campanha. Optamos sempre por vir bem cedo por causa do clima mais fresco, que deixa elas tranquilas. Quem tem cachorro e gato tem a obrigação de cuidar bem deles e evitar doenças, até pra proteger as pessoas, também. Bichos precisam de carinho e de muitos cuidados ”, afirmou Denis.

    “Eu considero ela como uma filha, uma vida que precisa de mim e que me dá tanto amor, então retribuo protegendo ela ao máximo”, contou Cibele Cristina, moradora do Centro, que levou a gatinha Jade, de 7 anos de idade, para ser vacinada. Muito agitada, a felina foi imunizada com as garras fincadas numa árvore e depois buscou refúgio nos braços da tutora.

    Cachorros comunitários que vivem nas imediações do Parque e são alimentadas pelos moradores da região também foram imunizados. O que chamou a atenção da equipe de vacinação foi que alguns desses cães foram até o local livremente, se deixaram vacinar e ficaram perto da tenda durante os trabalhos. Um cachorrinho apelidado de “Fiapo de Manga” ficou deitado debaixo das mesas de triagem recebendo carinho dos trabalhadores e de quem chegava.