Mabel celebra 1º lugar em Gestão Inteligente e Selo Ouro Cidades Inteligentes

Publicado em 27.09.2025 às 13:08

A Prefeitura de Goiânia alcançou o 1º lugar no Prêmio Banco do Brasil Gestão Inteligente na Região Centro-Oeste, no Cidade CSC 2025 – Conectando Cidades Inteligentes, Mobilidade Urbana e Transformação Digital, realizado em São Paulo entre os dias 23 e 25 de setembro. O maior evento de cidades inteligentes da América Latina também reconheceu a capital com o 2º lugar no Ranking Connected Smart Cities Centro-Oeste e com o Selo Connected Smart Cities – Nível Ouro.

Implantada pela gestão Mabel, a metronização no transporte coletivo levou Goiânia a conquistar o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria: “Iniciativas em favor da mobilidade sustentável”. A iniciativa que reduziu em 30% o tempo de deslocamento dos ônibus chamou a atenção por ser inédita no Brasil.

“Faremos de Goiânia a melhor cidade para se viver no Brasil e também a mais desenvolvida. Esses prêmios são a prova de que, mesmo diante de grandes desafios, estamos no caminho certo. E vamos seguir avançando, dia após dia”, celebrou o prefeito Sandro Mabel.

Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, que representou o prefeito Sandro Mabel na premiação, o reconhecimento nacional mostra que Goiânia está no caminho certo. “Estamos construindo soluções que contribuem com a mobilidade urbana sustentável, favorecendo diretamente o usuário. Metronização no transporte público só Goiânia que tem”, comemorou o titular da SET.

Selo Ouro

O Selo Connected Smart Cities Nível Ouro avalia o envolvimento dos municípios em cinco dimensões estratégicas, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. “Receber este selo comprova que Goiânia está alinhada a critérios técnicos de excelência, como os definidos pelas normas ISO internacionais”, explica a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Almeida.

O Ranking Connected Smart Cities é referência nacional na avaliação do desenvolvimento urbano e analisa 75 indicadores em áreas como mobilidade, meio ambiente, tecnologia, governança e inovação.