João Vitor emociona público no Setembro Verde em Caldas Novas e reforça mensagem de inclusão
Evento promovido em parceria com a Pestalozzi celebrou direitos e conquistas das pessoas com deficiência e contou com a participação do influenciador e ativista reconhecido nacionalmente
Em uma tarde marcada por emoção, respeito e compromisso com a diversidade, Caldas Novas realizou nesta quarta-feira (1º) um evento especial em celebração ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e valorização das pessoas com deficiência. A iniciativa foi promovida pelo mandato do vereador autor da Lei Municipal nº 3.232/2021 — que instituiu a campanha no município — em parceria com a Associação Pestalozzi de Caldas Novas, com apoio da Secretaria de Ação Social e Melhor Idade e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
O encontro reuniu autoridades, representantes de instituições, lideranças sociais e a população em geral em torno de uma pauta comum: a construção de uma sociedade mais inclusiva, acessível e humana. Durante o evento, foram destacados avanços legislativos, como a aprovação de mais de 25 leis municipais voltadas às pessoas com deficiência e a criação da Comissão Especial da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida, Necessidades Especiais e Idosos.
Entre os nomes que marcaram presença estavam Audier, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Ester Pacheco, presidente nacional da Fenapestalozzi; Gelis Sanches, presidente estadual da Fepestalozzi-GO; e representantes da OAB local.
Mas o ponto alto da programação foi a participação de João Vitor Paiva, influenciador digital, ativista e símbolo nacional da inclusão. Jovem com síndrome de Down, João Vitor tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, é Jovem Ativista do UNICEF — sendo um dos cinco brasileiros a integrar o grupo global de lideranças juvenis — e foi eleito o Melhor Influenciador do Brasil na categoria Diversidade e Inclusão 2024 pelo Prêmio iBest. Também é ator, modelo e o primeiro aluno com T21 no curso de Educação Física da PUC-Goiás.
Durante sua fala, com a participação da mãe, a psicóloga Márcia Regina de Paiva, João Vitor emocionou o público ao compartilhar sua trajetória e reforçar a importância de combater o preconceito e garantir oportunidades reais às pessoas com deficiência. Aplaudido de pé, encerrou sua participação com uma sessão de fotos ao lado do público, deixando uma mensagem de esperança e inspiração.
“Seguimos com responsabilidade, seriedade e ações concretas em favor de uma Caldas Novas mais justa e inclusiva. Cada conquista representa um passo importante na construção de uma sociedade que respeita e valoriza todas as pessoas”, destacou o vereador organizador do evento.