• Alego promove ciclo de palestras sobre osteoporose e saúde da mulher

    Publicado em 14.10.2025 às 16:07

    Em alusão ao Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza, no dia 16 de outubro, o ciclo de palestras “Osteoporose: Saúde Óssea para Todos e Atenção Especial à Mulher”. O evento acontece das 9h às 12h, no Auditório Francisco Gedda, no térreo da sede do Parlamento goiano.

    A iniciativa busca conscientizar o público sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose, destacando ainda a relação da doença com a menopausa e a saúde da mulher.

    O encontro integra a campanha internacional “Caminhe pelos seus ossos”, promovida pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), em parceria com a Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM). No Brasil, o movimento é voltado à promoção de hábitos saudáveis e à prevenção de fraturas por meio da atividade física, especialmente a caminhada, reconhecida como uma prática acessível e eficaz para o fortalecimento ósseo.

    O evento é realizado com apoio da Secretaria de Projetos Especiais, da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho e da Escola do Legislativo.

    Palestrantes e temas
    Dr. Frederico Barra de Moraes
    Ortopedista, presidente da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM) e professor da Faculdade de Medicina da UFG
    → Abordará os aspectos gerais da osteoporose em homens e mulheres, incluindo prevenção, fatores de risco, papel da atividade física e suplementação na manutenção da saúde óssea.

    Dra. Mariana Melo
    Ginecologista da Alego, especialista em menopausa
    → Tratará dos impactos hormonais e metabólicos da menopausa sobre a saúde óssea e das estratégias de prevenção da perda de massa óssea, como o uso da terapia hormonal.

    Dra. Fabiana Togisaki
    Farmacêutica, bioquímica e nutricionista, especialista em saúde da mulher 40+
    → Apresentará a palestra “Conexão Intestino-Osso: Estratégias Nutricionais e Suplementares na Menopausa”, com foco na relação entre alimentação, microbiota intestinal e densidade óssea.

    *Panorama da osteoporose*
    De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), cerca de 500 milhões de pessoas adultas no mundo convivem com a doença – sendo 21,2% das mulheres e 6,4% dos homens acima dos 50 anos. Estimativas apontam que até 2034, o número de casos globais pode ultrapassar 263 milhões, sendo mais da metade entre mulheres.

    No Brasil, aproximadamente 15 milhões de pessoas têm osteoporose, segundo estudo da UniAcademia (2023). A Fiocruz calcula que 11,7% da população com mais de 60 anos é afetada pela condição. Entre os pacientes que sofrem fratura de quadril, 20% morrem no primeiro ano após o trauma, conforme dados da Brazilian Journals (2023).

    Os números reforçam o impacto da menopausa na perda de densidade óssea: estudos internacionais apontam associação direta entre fatores hormonais e maior risco de osteoporose, sobretudo em mulheres acima dos 40 anos.