Vilela enaltece dedicação dos médicos na saúde pública de Aparecida
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, homenageou nesta segunda (20) os médicos que atuam na cidade, reconhecendo o papel desempenhado por eles na saúde pública e no bem-estar da população. Discursando no plenário da Câmara Municipal, Vilela disse que os médicos salvam vidas e prestam um serviço essencial às crianças, jovens, adultos e idosos nas consultas de rotina, tratamentos de doenças, terapias, cirurgias e nos atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência.
Vilela participou de sessão solene realizada em homenagem ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. A iniciativa foi da vereadora Camila Rosa e homenageou também a primeira-dama Lana Bezerra, que é médica dermatologista e notória apoiadora ainda da medicina veterinária, pelo seu engajamento na causa animal.
“É uma noite muito honrosa para homenagear vocês, que se dedicam diariamente a cuidar e a salvar vidas, muitas das vezes, até sem saber de quem se trata. Portanto, é um cuidado extremamente precioso, afinal, o que alguém pode ter e desfrutar se não tiver vida?”, argumentou Vilela. O prefeito agradeceu aos cerca de 1 mil profissionais médicos da rede pública de Aparecida “pela atenção, carinho, cuidado e dedicação aos pacientes”.
Vilela estava acompanhado por Lana e pela coordenadora médica da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Bonfim. Ela representou o secretário Alessandro Magalhães, também médico.
Lana agradeceu à Camila e ao também vereador Tatá Teixeira pela iniciativa. A primeira-dama pontuou: “Nós nos sacrificamos, dedicamos as nossas vidas ao próximo, à profissão, e somos muito gratos por esse amor dedicado à medicina”.
A vereadora Camila Rosa parabenizou os médicos que trabalham na rede privada e na saúde pública. Em Aparecida, eles atendem a população diariamente em 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); nos Centros de Atendimento Integrado de Saúde (CAIS) Colina Azul e Nova Era; nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Buriti Sereno, Brasicon e Parque Flamboyant; no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap); no Centro de Especialidades Municipal; e na Maternidade Municipal, no Setor Garavelo Residencial Park.
Camila enfatizou: “Sabendo que toda vida importa, eu tenho certeza que vocês estão sempre fazendo o melhor. Ser médico não é apenas conhecer o corpo humano, é conhecer as dores, os medos e as esperanças das pessoas”. Ela lembrou o empenho dos médicos na pandemia de Covid e afirmou que esses profissionais da saúde são “anjos de jaleco branco”.
Outras autoridades presentes
A sessão solene foi prestigiada também pelo secretário de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizer; pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Rafael Martinez; pelo diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Waldemar Naves do Amaral, único goiano com assento na Academia Brasileira de Medicina; e pela diretora do CAIS Nova Era, Ludmila Rosa.