Rialma recebe a 25ª edição do programa “Deputados Aqui”, da Assembleia Legislativa de Goiás
O município de Rialma, localizado na região do Vale do São Patrício, será palco da 25ª edição do programa “Deputados Aqui”, promovido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento acontece no dia 1º de novembro, a partir das 8 horas da manhã, na Praça 7 de Setembro.
A iniciativa é realizada por meio da Diretoria de Participação Popular da Alego e tem à frente o presidente da Assembleia, deputado Bruno Peixoto (UB).
Atendimento e cidadania para todos
O Programa Deputados Aqui leva ações de solidariedade e cidadania a diferentes municípios de Goiás, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos e essenciais à população. Além de promover o acesso a atendimentos, o evento permite que os deputados ouçam as demandas locais, fortalecendo o diálogo entre o Legislativo e as comunidades.
Entre os principais serviços de saúde ofertados estão: atendimento clínico geral, consultas com oftalmologista com entrega gratuita de óculos de grau, exames como ultrassonografia e mamografia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia e castração de cães e gatos machos.
Órgãos parceiros e serviços disponíveis
A ação contará com diversos órgãos parceiros, que vão oferecer atendimentos variados à comunidade:
• *TRE-GO*: emissão da 1ª e 2ª via do título de eleitor, regularização e transferência;
• *Polícia Civil*: emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade;
• *Defensoria Pública*: atendimentos de casamento, divórcio e teste de paternidade;
• *Equatorial e Saneago*: orientações e regularização de cadastros e serviços;
• *Sesc e Senar*: ações de bem-estar, qualificação e lazer;
• *Feira do Produtor Rural e programa Mais Emprego*, com recrutamento de vagas em parceria com empresas locais.
Além disso, o evento contará com serviços de beleza, como corte de cabelo masculino e feminino, e atividades recreativas para crianças, incluindo pula-pula, brincadeiras, pipoca e algodão-doce. Serão oferecidos ainda cursos profissionalizantes de automake, tranças e enfeites com balões.
Capacitação e valorização local
Durante a programação, a Escola do Legislativo promoverá o curso sobre a aplicação da Nova Lei de Licitações, voltado para servidores municipais de Rialma e de cidades vizinhas, com o objetivo de aprimorar a gestão pública local.
O programa também promove uma audiência pública, reunindo deputados, prefeitos, vereadores e demais autoridades locais para ouvir diretamente as demandas da população.
Como forma de reconhecimento, será realizada uma sessão solene itinerante, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a cidadãos e entidades que se destacam no desenvolvimento do município.
Regularização Fundiária
A programação inclui ainda a entrega de escrituras a famílias beneficiadas pelo projeto de regularização fundiária, garantindo segurança jurídica e o direito à moradia digna.
O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, destaca que o programa reforça o compromisso da Casa com o atendimento direto às necessidades da população:
“Estamos sempre buscando o melhor para a comunidade. O Deputados Aqui é uma forma de levar serviços essenciais, fortalecer parcerias e aproximar o Legislativo das pessoas. É o nosso dever estar onde o cidadão está”, afirma.