Dia de Finados: Cemitérios de Aparecida recebem ajustes finais de zeladoria
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, conferiu nesta sexta (31) os últimos ajustes na preparação dos cemitérios públicos Central e Jardim da Esperança para receber os visitantes neste Dia de Finados (02 de novembro). Ambas as unidades passaram por uma grande força-tarefa de manutenção e limpeza.
Vilela vistoriou os trabalhos com o secretário Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano) e os vereadores Camila Rosa e Tatá Teixeira, além de Hans Miller, chefe do Gabinete do Prefeito. Siqueira e Andrey Azeredo (Planejamento e Regulação Urbana) lideraram as ações para preparar os espaços para o Dia de Finados. O planejamento começou com antecedência, há mais de 60 dias, para garantir às famílias um local limpo, bem sinalizado e acessível neste dia de homenagens aos entes queridos.
“Os cemitérios estão limpos, bem cuidados, conservados, e vão continuar assim durante toda a nossa gestão. Isso significa respeito com as pessoas que já não estão mais aqui fisicamente e com as famílias que visitam e mantêm viva a memória dos seus entes queridos”, declarou o prefeito Vilela.
Só no Cemitério Jardim da Esperança, as equipes da SDU recolheram nas últimas semanas o equivalente a 60 caminhões de terra, mato, lixo e entulho e retiraram 500 cupinzeiros.
O secretário Wagner Siqueira explicou que as equipes executaram a pintura de muros e meios-fios, varrição, roçagem, poda de grama e árvores, além da retirada de lixo e entulhos. Também foram disponibilizados trailers com banheiro para acolher a população com dignidade e conforto. Segundo ele, a mobilização garante que os cemitérios estejam organizados e adequados para receber os visitantes.
“Tudo foi feito com antecedência, de forma organizada e planejada, para deixar os cemitérios limpos, pintados e bem conservados – o que a gestão municipal já tem feito sistematicamente. É uma forma da administração expressar respeito, empatia e zelo com as famílias e com o município”, comentou Siqueira.
Secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Andrey Azeredo informa que equipes do órgão estarão presentes durante todo o feriado para auxiliar a população na localização dos túmulos. “Nossos servidores estarão de prontidão nos dois cemitérios para orientar os visitantes e assegurar condições para que todos prestem suas homenagens com serenidade e respeito.”
Infraestrutura disponível para missas
Nos dois cemitérios, serão instaladas tendas com cadeiras e sistema de som para a realização de missas, atendendo a pedido do arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino. As celebrações ocorrerão nos seguintes horários:
• Cemitério Central: 8h, 10h, 15h e 17h.
• Cemitério Jardim da Esperança: 8h, 10h e 16h.
Ônibus para o Cemitério Jardim da Esperança
A pedido do prefeito Vilela, a CMTC (Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo) disponibilizará linhas especiais de ônibus com destino ao Cemitério Jardim da Esperança, no Setor Buenos Aires, garantindo transporte acessível à população.
Durante o feriado, será ativada a Linha 103 – Terminal Araguaia/Cemitério Jardim da Esperança As viagens ocorrerão das 7h30 às 17h30, com intervalos de aproximadamente uma hora. A medida busca facilitar o deslocamento dos visitantes e garantir o acesso ao Cemitério Jardim da Esperança ao longo de todo o dia.
Além disso, foi autorizado o comércio de flores e artigos religiosos nas imediações dos cemitérios, com licenças emitidas pela Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana, assegurando que as vendas ocorram de forma organizada e regular.