• Cemitérios públicos de Goiânia são resgatados do abandono e voltam a receber cuidados da prefeitura

    Publicado em 4.11.2025 às 18:04

    Sob liderança de Sandro Mabel, a Prefeitura de Goiânia garantiu um Dia de Finados mais acolhedor para as 115 mil famílias que visitaram os cemitérios municipais Parque, Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade no último sábado (1º/11) e domingo (2/11). Os locais receberam uma série de melhorias que marcam o resgate da infraestrutura e da dignidade desses espaços, após quatro anos de abandono.

    A atual gestão concluiu as obras de construção do muro e calçada do Cemitério Parque, localizado na Avenida São Domingos com Marechal Rondon, no Setor Urias Magalhães. O muro, de 2,20 metros de altura, foi feito em bloco de concreto aparente e recebeu acabamento com selante e pingadeiras pré-moldadas para garantir proteção e resistência. Também foi instalado um novo portal de entrada, com 3,90 metros de largura por 2,20 de altura.

    Para garantir segurança aos pedestres, a nova calçada tem 200 metros de extensão e 1,60 de largura, feita com concreto usinado e acabamento em meio-fio. O passeio segue as normas de acessibilidade e conta com 207 metros lineares de piso tátil direcional e de alerta. O trabalho incluiu a remoção de 1 mil toneladas de entulhos e varrição em mais de 220 mil metros lineares. No Cemitério Vale da Paz, a ação incluiu o plantio de 19 palmeiras.

    Já o Cemitério Santana teve a fachada restaurada e voltou a exibir as características originais. “Pensamos nas famílias que visitam seus entes queridos, garantindo acessibilidade e um ambiente digno”, destaca o prefeito Sandro Mabel. A prefeitura lembra que a manutenção dos jazigos é de responsabilidade dos familiares, devendo incluir limpeza, pintura, pequenos reparos e conservação das lápides.

    Para manter os cemitérios limpos e seguros, a administração solicita a colaboração da população quanto ao descarte correto das embalagens das flores e ramalhetes, que devem ser colocados nas novas lixeiras instaladas nas unidades. O descarte inadequado nas passagens e entre jazigos obstrui a circulação, causa acúmulo de água e pode provocar acidentes.

    Localização dos cemitérios municipais:

    * Cemitério Parque – Avenida São Domingos, Setor Urias Magalhães com Gentil Meirelles
    * Cemitério Santana – Avenida Independência, s/nº – Setor dos Funcionários
    * Cemitério Vale da Paz – GO-020, km 8, saída para Bela Vista
    * Cemitério Jardim da Saudade – Avenida Trindade, s/nº – Setor Maísa, saída para Trindade

    Foto: Alex Malheiros