• Chefe da OMS faz apelo contra politização do coronavírus

    Publicado em 9.04.2020 às 10:46

    O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um apelo contra a politização do coronavírus.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia ameaçado suspender o financiamento da entidade, que ele pensa ser excessivamente pró-China.

    Na quarta-feira, em Genebra, na Suíça, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou à imprensa que a entidade tem feito tudo que está ao seu alcance desde o início. Ele também ressaltou que a Organização Mundial da Saúde trabalha em proximidade com cada país e que não faz discriminação por raça.

    Tedros agradeceu o lado americano por sua contribuição financeira e disse que “o foco de todos as partes políticas deveria ser salvar suas populações”. Ele acrescentou: “Por favor, parem de politizar este vírus.”

    O chefe da OMS exortou ainda Washington e Pequim a combaterem juntos o vírus.

    Por meio de uma declaração divulgada na quarta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou: “A Organização Mundial da Saúde precisa receber apoio, já que isso é absolutamente essencial para os esforços mundiais com o objetivo de vencer a guerra contra o vírus”. Ele também disse que “o vírus é sem precedentes em nossas vidas e requer uma resposta igualmente sem precedentes.” (NHK, emissora pública do Japão)