Levantamento em Wuhan mostra número de mortes maior que o reportado
Pesquisadores chineses revelaram o que dizem ser mais 100 casos não contabilizados de mortes relacionadas ao novo coronavírus na cidade de Wuhan e arredores.
O grupo entrou em contato por telefone e outros meios com mais de duas mil pessoas que pediram ajuda nas redes sociais dizendo que seus familiares haviam desenvolvido sintomas, mas que haviam sido negados a receber tratamento e testes para o vírus. Os pesquisadores perguntaram a essas pessoas que tipo de sintomas seus familiares apresentaram e o que havia acontecido com eles.
Eles dizem que mais de 100 pessoas morreram desde então. O número inclui pessoas que desenvolveram sintomas graves, incluindo problemas respiratórios, mas que acabaram morrendo em casa, sem nunca terem recebido tratamento.
A Comissão Nacional de Saúde da China disse à NHK, na quarta-feira, que sua contagem oficial de mortes inclui apenas pessoas que testaram positivo para o novo vírus.
O mais recente estudo ressalta o quão sobrecarregadas estavam as instituições médicas em Wuhan durante o isolamento, em meio à desenfreada contaminação de coronavírus e aponta para a possibilidade de mortes não reportadas. (NHK, emissora pública do Japão)