27ª edição do Programa Deputados Aqui leva benefícios a Iporá
A cidade de Iporá, na região oeste de Goiás, recebeu, neste sábado, 15, a 27ª edição do programa Deputados Aqui, com serviços sociais e atividades culturais para a população da região. O evento ocorreu no Lago Pôr do Sol e contou com a participação de vários parlamentares estaduais; da prefeita da cidade, Maysa Cunha (Avante); de vereadores e de autoridades locais; além do deputado federal Zacharias Calil (UB). O evento também celebrou, de antemão, o aniversário da cidade, comemorado no dia 19 de novembro.
O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), ressaltou que todos os serviços ofertados pelo Estado foram gratuitos. Alguns deles, desde quinta-feira, 13. O presidente também lembrou que o Poder Legislativo goiano celebrou 190 anos e frisou que o trabalho de vários homens e mulheres contribuiu para o fortalecimento do Legislativo, possibilitando a oferta de serviços, como o Programa Deputados Aqui.
José Raimundo é cidadão iporaense e veio realizar exames médicos. Ele agradeceu ao Parlamento goiano pela ação e declarou que ações como essa trazem à população o sentimento de valorização. José afirmou que é gratificante ver deputados que promovem ações concretas para a população. “Na época da eleição, todos prometem, mas poucos cumprem. E fazer um dia de ação social na cidade ajuda muita gente, principalmente àqueles que têm dificuldade de ir até Goiânia para resolver alguns problemas.”
Escrituras
A abertura oficial do evento foi marcada por um dos momentos mais aguardados: a entrega de escrituras de imóveis a famílias iporaenses beneficiadas pela regularização fundiária, muitas das quais aguardavam essa documentação há anos. O Parlamento goiano montou uma estrutura nessa área e, em parceria com as prefeituras, oferece esse serviço, possibilitando a entrega do documento a centenas de famílias.
Bruno Peixoto declarou sua paixão pelo programa de regularização fundiária e destacou que a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás foi a primeira do Brasil a criar uma secretaria legislativa para tratar do assunto. “A Alego foi a primeira do país a montar essa secretaria e já entregamos mais de quatro mil escrituras. E hoje, quero entregar sete escrituras, que estarão representando a entrega a famílias que estão há mais de 20 anos aguardando”.
Peixoto revelou ainda que a iniciativa surgiu após uma mãe procurá-lo, com receio de deixar os filhos desamparados. “Uma mãe chegou em mim e disse: ‘deputado, eu durmo todas as noites sem saber com quem vai ficar minha casa. Porque, quando eu morrer, eu não tenho um documento e não sei se minha casa vai ficar para os meus filhos, ou se a Prefeitura vai pegar o imóvel de volta’, e aquilo mexeu comigo”.
Por fim, o presidente do Legislativo ressaltou que o programa de regularização fundiária só tem dado resultado graças à parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), as prefeituras e os cartórios municipais, e que o serviço é totalmente gratuito para quem recebe o documento.
Antônio Nunes, que aguardou por 15 anos pela escritura de sua casa, recebeu, na manhã de sábado, o tão aguardado documento. Emocionado, ele agradeceu à prefeita da cidade e ao deputado Bruno Peixoto.
A prefeita da cidade, Maysa Cunha, declarou sua felicidade pela cidade sediar o evento e destacou a força-tarefa para a entrega da regularização fundiária. “Estou muito feliz. Quando cheguei aqui, eu senti a esperança de vocês e fiquei emocionada. Agradeço a presença de cada um. Este evento marca, também, o início da entrega das escrituras e todos os cidadãos que ainda não têm o documento da regularização fundiária podem procurar nosso estande para darmos entrada nos processos”, frisou.
Ainda, a chefe do Executivo municipal declarou ao presidente Bruno Peixoto que “a cidade de Iporá é grata por tudo que tem feito por nós, mas também somos gratos por sua vida e a de sua família. Reconhecemos seu valor enquanto um homem que se preocupa com o próximo. Você acreditou nesse projeto, acreditou que Iporá precisava de ajuda e, por isso, quero agradecer de forma muito especial”.