• Prefeitura homenageia artista plástico Amaury Menezes com exposição no Museu de Arte de Goiânia

    Publicado em 17.11.2025 às 16:09

    A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do Museu de Arte de Goiânia (MAG), realiza a exposição “Amaury Menezes, reconhecimento e gratidão – O legado de um pioneiro”, em homenagem a um dos mais importantes nomes das artes visuais em Goiás e no Brasil. A abertura acontece na próxima terça-feira (18/11), às 19h, no MAG, com a presença confirmada do artista, que atualmente tem 95 anos.

    A mostra fica aberta à visitação de 19 de novembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, apresentando um panorama da trajetória de Amaury Menezes entre 1950 e 2022, por meio de 86 obras que evidenciam sua sensibilidade, ousadia e contribuição à cultura goiana.

    Segundo o diretor do MAG, Antônio da Mata, a exposição é uma forma de reverência e gratidão. “A exposição é um reconhecimento pelo papel do Amaury nas artes visuais do Estado e do Brasil. Ele merece tudo isso e muito mais. Estão todos convidados para prestigiar e ver como o MAG está lindo”, afirma.

    Amaury Menezes foi um dos fundadores do Museu de Arte de Goiânia e seu primeiro diretor, responsável pela formação inicial do acervo da instituição. Também atuou como professor de desenho e plástica na Escola Goiana de Belas Artes e no Departamento de Artes e Arquitetura da Universidade Católica de Goiás, entre 1963 e 1986, influenciando gerações de artistas e consolidando uma cena artística mais estruturada em Goiás.

    Nascido em Luziânia (GO), Amaury Menezes construiu uma carreira marcada pela versatilidade e pioneirismo, atuando como pintor, desenhista, gravador e muralista. Suas obras traduzem, em cores e formas, a riqueza cultural do Cerrado e a profundidade de sua visão de mundo, unindo o regional e o universal em uma estética única e poética.

    A visitação à exposição poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h, no Museu de Arte de Goiânia, localizado no Bosque dos Buritis.

    Reabertura MAG
    A mostra celebra também a reabertura do MAG, que esteve em manutenção por 60 dias, passando por intervenções como restauração do teto, das salas de exposição, adequação da entrada principal e início do projeto de acessibilidade ao museu. 

    No total, o MAG investiu R$ 200 mil em melhorias para que o local perpetue história. “Foi um projeto de lei de incentivo à cultura aprovado e está sendo aplicado aqui com carinho e mediado por um grupo que ama o museu. Estamos muito felizes em poder realizar este feito e reabrir nossas portas com essa exposição pra lá de especial”, afirma Antônio da Mata.