Capital tem quase mil consultas agendadas por meio do Mais Saúde Goiânia
Cerca de mil consultas já foram agendadas pela nova plataforma Mais Saúde Goiânia, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A nova ferramenta foi lançada nesta segunda-feira (24/11) e permite a marcação de consultas médicas por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas, que pode ser baixado no celular.
Por meio da nova plataforma, os usuários podem marcar consultas em quatro especialidades: clínico geral, pediatra, ginecologista e médico generalista. “Para realizar o agendamento, o usuário precisa baixar o app Prefeitura 24 horas, entrar em sua conta utilizando o email e senha de cadastro e clicar no ícone do Mais Saúde Goiânia”, orienta a diretora de Atenção Primária em Saúde, Louise Liah.
“Depois, ele vai inserir o CPF e a partir do número de CPF inserido vão ser disponibilizadas as especialidades médicas da atenção básica, conforme gênero e idade. Então, se for uma criança, aparece a opção de agendamento em pediatria. Já se for uma mulher, aparece a opção de agendamento para consulta ginecológica e assim por diante”, explica a diretora. No total, 10 mil vagas para consultas médicas foram disponibilizadas por meio da ferramenta.
Segundo o titular da SMS, Luiz Pellizzer, o novo serviço traz mais facilidade no acesso à saúde. “Cerca de 85% das demandas de saúde da população podem ser resolvidas por meio da atenção básica, sem a necessidade de hospitais”, disse o secretário. “O agendamento de consultas médicas também está disponível pelo telefone 0800-646-1560, para ligações no telefone fixo, e pelo WhatsApp (62) 3209-9727”, acrescentou.
Atenção básica
No Sistema Único de Saúde (SUS), as especialidades médicas com agendamento direto pelo cidadão são clínica médica, ginecologia, pediatria e medicina da família e comunidade. As demais especialidades médicas são acessadas após consulta com clínico geral, que fornece o encaminhamento ao especialista. O encaminhamento é avaliado pelo Complexo Regulador Municipal, que realiza o agendamento das consultas conforme a prioridade do caso.
O agendamento via aplicativo é destinado a usuários já cadastrados no SUS. Quem ainda não possui o registro, deve comparecer a uma unidade básica de saúde e fazer o cadastro junto ao Ministério da Saúde para receber atendimento na rede pública.
Foto: Divulgação/SMS