• Capital tem quase mil consultas agendadas por meio do Mais Saúde Goiânia

    Publicado em 26.11.2025 às 12:03

    Cerca de mil consultas já foram agendadas pela nova plataforma Mais Saúde Goiânia, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A nova ferramenta foi lançada nesta segunda-feira (24/11) e permite a marcação de consultas médicas por meio do aplicativo Prefeitura 24 horas, que pode ser baixado no celular.

    Por meio da nova plataforma, os usuários podem marcar consultas em quatro especialidades: clínico geral, pediatra, ginecologista e médico generalista. “Para realizar o agendamento, o usuário precisa baixar o app Prefeitura 24 horas, entrar em sua conta utilizando o email e senha de cadastro e clicar no ícone do Mais Saúde Goiânia”, orienta a diretora de Atenção Primária em Saúde, Louise Liah.

    “Depois, ele vai inserir o CPF e a partir do número de CPF inserido vão ser disponibilizadas as especialidades médicas da atenção básica, conforme gênero e idade. Então, se for uma criança, aparece a opção de agendamento em pediatria. Já se for uma mulher, aparece a opção de agendamento para consulta ginecológica e assim por diante”, explica a diretora. No total, 10 mil vagas para consultas médicas foram disponibilizadas por meio da ferramenta.

    Segundo o titular da SMS, Luiz Pellizzer, o novo serviço traz mais facilidade no acesso à saúde. “Cerca de 85% das demandas de saúde da população podem ser resolvidas por meio da atenção básica, sem a necessidade de hospitais”, disse o secretário. “O agendamento de consultas médicas também está disponível pelo telefone 0800-646-1560, para ligações no telefone fixo, e pelo WhatsApp (62) 3209-9727”, acrescentou.

    Atenção básica
    No Sistema Único de Saúde (SUS), as especialidades médicas com agendamento direto pelo cidadão são clínica médica, ginecologia, pediatria e medicina da família e comunidade. As demais especialidades médicas são acessadas após consulta com clínico geral, que fornece o encaminhamento ao especialista. O encaminhamento é avaliado pelo Complexo Regulador Municipal, que realiza o agendamento das consultas conforme a prioridade do caso.

    O agendamento via aplicativo é destinado a usuários já cadastrados no SUS. Quem ainda não possui o registro, deve comparecer a uma unidade básica de saúde e fazer o cadastro junto ao Ministério da Saúde para receber atendimento na rede pública.

    Foto: Divulgação/SMS