Sebrae Goiás encerra o ano com superação de metas e debate o futuro dos pequenos negócios
O Sebrae Goiás superou, em outubro deste ano, a marca histórica de 2 milhões de atendimentos em menos de três anos. Para falar sobre esta conquista, expor os avanços na gestão e os planos para 2026, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição, José Mário Schreiner, e os diretores executivos Antônio Carlos de Souza Lima Neto (superintendente), Marcelo Lessa Medeiros Bezerra (técnico) e João Carlos Gouveia (administrativo e financeiro) receberão a imprensa para uma entrevista coletiva na manhã do dia 09 de dezembro (terça-feira), às 08h, na sede da instituição, em Goiânia.
A meta de atendimentos foi definida pelo CDE no início de 2023 para que fosse atingida até o final de 2026. Mas ações proativas, investimentos direcionados e empenho de toda a rede de colaboradores e parceiros possibilitaram que o objetivo fosse atingido 14 meses antes do estabelecido.
O desafio está em linha com o foco principal da atual gestão do Sebrae Goiás, que é estar presente em todos os 246 municípios goianos e seus distritos, fazendo com que a instituição seja cada vez mais acessível em todos seus canais de atendimento, sejam presenciais ou on-line.
“Sabíamos do tamanho do desafio, mas tínhamos a convicção de que era possível. Esse resultado traduz a força de um ecossistema que aprende e coopera. É a missão do Sebrae em sua plenitude, fortalecendo a base da economia goiana”, ressalta José Mário Schreiner.
Segundo o diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto, caravanas, ampliação de programas de atendimento personalizado para empresas, eventos descentralizados por todo o interior, crescimento da rede de pontos de prestação de serviços com parceiros, como Salas do Empreendedor, e o lançamento da Unidade Móvel de Atendimento, que vai aonde o empreendedor estiver, foram alguns dos pontos cruciais para a superação da meta. “Esse resultado é fruto de decisões estruturantes, planejadas com visão de longo prazo. Para isso, organizamos nossa atuação para atingir as metas, aperfeiçoamos processos, ampliamos o portfólio e alinhamos esforços de toda a equipe”, afirma.
De acordo com o presidente do CDE e o diretor superintendente, outros dois aspectos também foram cruciais para a superação dos desafios. Em primeiro lugar, a gestão eficiente dos recursos, preservando a saúde financeira da instituição e permitindo investimentos direcionados com qualidade e responsabilidade. E em segundo, o aprimoramento do uso inteligente de dados para fortalecer a tomada de decisões, possibilitando ao Sebrae Goiás estar onde realmente é necessário: junto ao empreendedor goiano, não importa onde ele esteja.
O aprofundamento deste e de outros temas, o detalhamento dos números de 2025 e a divulgação dos planos e investimentos para 2026 serão apresentados na coletiva de imprensa que o Sebrae Goiás realizará no próximo dia 09/12, às 08h.