Prefeito Vilela reúne MP, Câmara, Equatorial, empresas de telefonia e determina ordenamento da fiação nos postes de Aparecida
Começam nesta segunda-feira (8) as ações do grupo de trabalho responsável por organizar a fiação dos postes em Aparecida de Goiânia. A confirmação foi feita nesta sexta(5) pelo prefeito Leandro Vilela após reunião na Cidade Administrativa com representantes da Equatorial, do Ministério Público, da Câmara Municipal e de empresas provedoras de internet. A retirada dos fios soltos e em desuso terá início na próxima quinta-feira (11) por avenidas e ruas importantes da cidade.
Entre os trechos definidos como prioritários no planejamento estão as avenidas Igualdade (setor Garavelo), Independência (Serra Dourada, Cidade Livre e região) e vias do Setor Central, onde há maior concentração de fiação acumulada e pontos críticos identificados pelas equipes técnicas.
As ações serão programadas e executadas por um grupo de trabalho mediado pela Prefeitura de Aparecida, através das Secretarias de Planejamento e Regulação Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; e de Desenvolvimento Urbano. A responsabilidade para retirada são dos provedores de internet e empresas de telefonia e da Equatorial que coordena o sistema de postes.
E desse grupo farão parte também a Equatorial, as provedoras de internet, o Ministério Público e a Câmara Municipal de Aparecida. Segundo acordado com as empresas, caberá a elas identificar nos postes os fios sob sua responsabilidade, organizar todos eles e retirar os que estão em desuso, danificados ou numa altura não compatível com as normas de segurança.
“Não dá mais para ficar esperando o tempo passar. A gente que tomar a decisão e colocar para acontecer, criando esse entendimento de construir o projeto a quatro mãos e trabalhar evitando transtornos à população”, afirmou Vilela acompanhado do vice-prefeito João Campos e dos secretários Andrey Azeredo (Planejamento e Regulação Urbana), Pollyana Borges (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano), além de outros auxiliares da gestão.
Diretor de Relações Institucionais da Equatorial em Goiás, Humberto Eustáquio se entusiasmou com o número de provedoras de internet que a gestão municipal mobilizou já nesta primeira reunião. “Vocês conseguiram trazer realmente aqueles que são partícipes do problema. […] Teremos aqui em Aparecida um exemplo do que deve ser feito para resolver esse problema.”
Retirada dos fios é essencial para a segurança, diz promotor de Justiça
O promotor de Justiça Rodrigo Corrêa avaliou que a retirada imediata dos fios soltos é essencial para a segurança da população. “Nós sabemos que é um problema que está afetando o Brasil inteiro, casos graves, pessoas morrendo, e Aparecida, pelo Executivo, pelo Legislativo, com o apoio do Ministério Público, está saindo na frente, utilizando uma principal palavra, que é a palavra prevenção”, completou Corrêa.
Presidente da Associação dos Provedores Regionais de Serviços de Comunicação Multimídia de Goiás (Apress-GO), Romenig Junior Antonio de Lima participou da reunião e viabilizou a troca de contatos para formar o grupo de trabalho proposto pelo prefeito Vilela. Ele garantiu que as empresas da categoria já estão se organizando e se adequando para retirar dos postes os fios obsoletos.
Mais autoridades presentes
Atendendo a convite da gestão Vilela, também participaram da reunião os vereadores Camila Rosa, Rosinaldo Boy, Wegney Costa, Rogério Almeida, Isaac Martins, Tatá Teixeira, Arnaldo Leite e Diogo Tufão.