Prefeitura de Goiânia divulga balanço da Operação Calçada Segura
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), divulgou o balanço da Operação Calçada Segura, realizada durante todo o mês de novembro, como parte do calendário de operações temáticas da pasta. A ação visa a proteção ao pedestre e a preservação das calçadas, espaço destinado exclusivamente para circulação de pessoas, mas frequentemente utilizado de forma irregular por motoristas.
Ao longo do mês, as equipes de fiscalização da SET realizaram 40 remoções de veículos que estavam estacionados irregularmente sobre o passeio público e autuaram motoristas pelas seguintes infrações: estacionar no passeio: 2.803 autuações; transitar com veículo na calçada: 197 autuações; estacionar em guia rebaixada (garagem): 95 autuações; e parar sobre o passeio: 39 autuações.
Para o gerente de Fiscalização de Trânsito da SET, Eduardo Mariano, o resultado da operação evidencia a importância do cuidado coletivo com quem caminha pela cidade. “Todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Por isso, precisamos ter consciência de que a calçada é um espaço de quem anda a pé e não pode, nem por um minuto, ser tomada por um veículo. Quando o motorista estaciona ali, obriga a pessoa a caminhar pela rua, arriscando a própria vida”, afirma.
Mariano destaca que um dos pontos mais críticos identificados durante a operação está na Avenida 87, em frente a uma clínica médica, onde a ocupação irregular das calçadas é constante. “Ali, toda a extensão da calçada está danificada, justamente porque muitos motoristas param em cima, e não respeitam nem mesmo o ponto de ônibus e a grande circulação de pedestres”, observa.
Já o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, ressalta que operações como essa têm papel fundamental na construção de um trânsito mais humano. A SET reforça que as ações de fiscalização continuam diariamente em todas as regiões da cidade, com apoio do videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) e do Centro Operacional de Trânsito (COT). A população pode denunciar irregularidades pelo WhatsApp: (62) 3524-4620.