Caiado celebra Hanukkah com comunidade judaica goiana
O governador Ronaldo Caiado se uniu a líderes e membros da comunidade judaica goiana na tarde desta sexta-feira (19/12), em Goiânia, para compartilhar momento especial: a celebração de Hanukkah (Festa das Luzes ou também conhecida como Festa dos Milagres). O ato enaltece a luta pela liberdade de praticar a religião, remontando à reconquista do Segundo Templo em Jerusalém pelo povo judaico desde 160 A.C.
Em reconhecimento à atuação em prol das causas do povo judaico, Caiado foi convidado para acender uma das velas do hanukkiah, candelabro de nove pontas (com a do meio mais elevada que as outras), que é o principal símbolo da festividade. “Me sinto honrado por recebê-los no momento em que vocês comemoram um evento de tamanha relevância”, afirmou Caiado.
O líder do Executivo goiano mencionou a criação do parque Am Israel Chai (O povo de Israel vive), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Goiânia, em homenagem às vítimas do ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023. O local recebeu o plantio de 1.200 mudas doadas pela Embaixada de Israel no Brasil, em alusão ao número de mortos.
“É uma forma de reconhecer o direito de vocês de professar a religião judaica e dizer que Ronaldo Caiado, como governador, e, na continuidade, o Daniel Vilela, a conduta será mantida no nosso Estado. Vocês viverão em paz”, reforçou o chefe do Executivo goiano ao garantir que não admite restrição de liberdade por parte de qualquer pessoa.
Caiado também fez um retrospecto da viagem que realizou entre 16 e 21 de março de 2024 a Israel, quando cumpriu extensa agenda com reuniões, e visitou locais atacados pelo Hamas. “Tive a oportunidade de percorrer todo aquele território que foi saqueado, violentado, agredido, uma verdadeira barbárie que se praticou” lembrou.
Sharon Soltak e Deck Cunha, líderes da comunidade judaica de Aparecida de Goiânia, reconheceram os avanços da gestão Caiado, principalmente na segurança pública e agradeceram os laços de amizade com o segmento. “Para nós é uma honra estar aqui, somos uma comunidade privilegiada porque, de fato, nos sentimos protegidos no Estado de Goiás, frente a tudo o que vem acontecendo no mundo” afirmou Soltak. “Podemos andar livremente, professar a nossa fé com a maior tranquilidade”, completou Deck Cunha.
Foto: Ramisson Sales