Matrículas para novatos em escolas e Cmeis de Goiânia têm início nesta semana
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia nesta segunda-feira (5/1), às 12h, as matrículas para estudantes novatos nas escolas municipais de Goiânia, pelo site www.sme.goiania.go.gov.br. Para Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEI), a solicitação de vagas ocorre na terça-feira (6/1), a partir das 12 horas.
Essa é a segunda etapa para quem deseja uma vaga na rede municipal de Goiânia. A primeira teve início no dia 18 de novembro, com o cadastro antecipado, feito também de forma on-line pelo site da SME. Só conseguem fazer a solicitação da vaga os pais ou responsáveis que realizaram o cadastro antecipado.
A última etapa é a confirmação da matrícula. Para as escolas, a confirmação pode ser feita em até 10 dias úteis na unidade educacional. Para os Cmeis/CEIs, dia 16/1, às 18h, será divulgada lista de crianças contempladas nas vagas de Educação Infantil. Os responsáveis terão até 10 dias úteis para confirmação presencial da matrícula na unidade para qual foi encaminhado.
Atendimento
A Rede Municipal de Educação atende, nas escolas, estudantes do Ensino Fundamental completo (1° ao 9° ano), turmas de pré-escola (4 e 5 anos) e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (1º ao 4º ano).
Nos Cmeis e CEIs, são atendidas crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em período integral. Para ser matriculada, é necessário que a criança tenha 6 meses completos até 31 de março.
Vagas oferecidas
Para o ano letivo de 2026, a Prefeitura de Goiânia vai oferecer 36.744 vagas para estudantes novatos, sendo 18.688 para Educação Infantil, 10.504 para anos iniciais do Ensino Fundamental, 6.406 para anos finais e 1.146 para Educação de Jovens e Adultos.
Para o início do ano, com a construção de 55 salas em unidades educacionais, serão disponibilizadas 1,2 mil novas vagas para crianças na Educação Infantil do município. São 48 salas construídas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e sete em escolas de Ensino Fundamental. As obras atendem à determinação do prefeito Sandro Mabel, que estabeleceu como meta zerar a fila de espera por vagas na Educação Infantil e ampliar a oferta em toda a rede.
Foto: Laís Borges