• Reuniões da Federação Brasil da Esperança, e PSol e Rede reforçam união da esquerda para eleições em Goiás

    Publicado em 6.01.2026 às 17:02

    0A presidenta estadual do PT e deputada federal Delegada Adriana Accorsi conduziu nesta segunda-feira (5/1) a primeira reunião da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), em 2026, com as presenças do presidente do PV, Cristiano Cunha; do presidente do PCdoB, Honório Ângelo; do secretário de Comunicação do PT-GO, Nelson Galvão; e do secretário de organização do PCdoB, Caio Barbalho.

    “Estamos bastante unidos e o nosso objetivo agora é ampliar a frente progressista a partir da Federação”, comentou.

    Em seguida Adriana Accorsi também se reuniu com as presidentas do PSOL, Cintia Dias, e da Rede, Lília Monteiro.

    A pauta dos encontros foi o processo eleitoral, com foco na importância de reeleger o presidente Lula e montar chapas progressiatas fortes. De acordo com ela, todos os partidos já estão mobilizados e propondo candidaturas para a chapa majoritária e para as proporcionais.

    Na semana anterior, Adriana anunciou nomes de seis lideranças políticas que já se colocaram à disposição para disputar o governo estadual pela chapa progressista: o professor e vereador Edward Madureira (PT-GO), o advogado Valério Luiz (PT-GO), o presidente do Partido Cidadania, Iure Castro, o superintendente do Iphan-GO, Gilvane Felipe (sem partido), o professor Jerônimo, que foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ela à prefeitura de Goiânia e o ex-governador José Éliton (sem partido).

    Já estão alinhados os partidos da Frente Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e o Partido Cidadania e os diálogos buscam avançar com Rede e PSOL, PDT e PSB, que também poderão apresentar nomes para composição. O objetivo é afunilar em um nome para o governo até o fim de janeiro.