• Gestão Vilela implanta Direita Livre, semáforos inteligentes e sinalização para melhorar fluidez do trânsito em Aparecida

    Publicado em 14.01.2026 às 16:09

    Entregas e benefícios permanentes marcaram o primeiro ano de gestão do prefeito Leandro Vilela na área do trânsito e mobilidade. É esse o resumo que a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) faz do trabalho realizado em 2025, no 1º ano da gestão do prefeito Leandro Vilela. Um ano em que a SMTA implementou 30 mil metros quadrados de sinalização horizontal para atender a uma demanda de quase 400 mil veículos ativos na cidade, segundo dados de novembro do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

    Na sinalização de trânsito vertical, a SMTA instalou também 2 mil novas placas. E desse total, 700 foram destinadas a Aparecida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), vinculado ao Governo de Goiás, parceiro de primeira hora do prefeito Vilela na administração do município.

    “Aparecida é maior do que seis capitais brasileiras, ou seja, uma cidade gigantesca, que carecia muito de melhorias no trânsito e na segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Mesmo com tantas limitações e uma dívida de R$ 500 milhões deixada pela gestão anterior, nós fizemos bastante em 2025 e entregaremos muito mais aos cidadãos neste ano”, assegura Vilela.

    Em 2025, a atual administração implantou mais 25 conjuntos semafóricos em várias regiões de Aparecida. Eles atenuaram significativamente o número de acidentes de trânsito que se repetiam em vias como a Avenida Dom Abel Ribeiro (Setor Central), Rua São Zacarias (Cidade Vera Cruz), 4ª Avenida (Aeroporto Sul) e na esquina das Avenidas Maria Cardoso e Mineira, na Vila São Tomaz (região do Buriti Shopping).

    Busca ativa por soluções para o trânsito

    Secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Coronel Éder Fernandes destaca que cinco desses novos semáforos são completamente autônomos e controlam o fluxo com ajuda de inteligência artificial. Eles estão em funcionamento, por exemplo, no encontro da Avenida Igualdade com Avenida da Paz, no Garavelo; Avenida J2 com Avenida W1, na altura do Papillon Park; e Avenida Zoroastro Artiaga com Avenida Euclides da Cunha, no setor Cruzeiro do Sul.

    “Esses resultados são fruto de um trabalho que mescla observação de dados estatísticos oficiais com uma busca ativa, andando pela cidade e ouvindo os moradores, as pessoas que, de fato, usam as vias. Não esperamos a demanda chegar, nós vamos atrás de trabalho para executar”, comenta Éder Fernandes.

    Ruas e calçadas desobstruídas

    Seguindo determinação do prefeito Vilela de manter a cidade limpa e organizada, a SMTA também executou ao longo do ano várias operações para desobstruir ruas e calçadas. A mais recente delas ocorreu na sexta (09), na Avenida Tapajós, na região dos pregões, e resultou em dezenas de cones, cavaletes, placas e outros materiais de publicidade que atrapalhavam a passagem de pedestres.

    Veículos abandonados nas ruas também entraram no radar da SMTA em 2025. No ano passado, a Secretaria de Trânsito notificou 108 proprietários para que eles retirassem os carros deixados tanto em ruas como em calçadas.

    A SMTA executou ainda 44 blitzen em parceria com o Batalhão Fazendário da Polícia Militar de Goiás. “O Governo de Goiás, através do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, tem sido extremamente colaborativo com o município de Aparecida, e não é diferente em relação ao trânsito e à mobilidade urbana”, completa o prefeito Vilela. Ele credita essas melhorias ao apoio também da Câmara Municipal, através dos vereadores.

    Cultura da “direita livre”

    O secretário Éder Fernandes corrobora com a declaração de Vilela e adianta que, em 2026, a SMTA buscará consolidar em Aparecida a cultura da “direita livre”. Inspirada no trânsito dos Estados Unidos e de outros países desenvolvidos, a conversão à direita sem ter de aguardar a abertura do semáforo já é realidade no município. Foi implementada em 2025 pela gestão Vilela e é um recurso presente, por exemplo, na Avenida Independência (região central) e Avenida Rio Verde.

    A produtividade da SMTA em 2025 resultou ainda na emissão de mais de 1,5 mil cartões de estacionamento prioritário para idosos e pessoas com mobilidade reduzida; 68 palestras em escolas; 34 palestras em empresas; e no controle do tráfego em apoio a grandes eventos, como o Aparecida É Show, corrida Aparecida Correndo Pela Vida e o Circuito das Mulheres Aparecida 2025, entre outras ações.

    Foto Jhonney Macena// Secom Aparecida